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A criação da Escola superior de Educação Física do Rio Grande do Sul : formação de professoras(es) para a construção do campo (1940-1970)

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A criação da Escola superior de Educação Física do Rio Grande do Sul : formação de professoras(es) para a construção do campo (1940-1970)

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Título A criação da Escola superior de Educação Física do Rio Grande do Sul : formação de professoras(es) para a construção do campo (1940-1970)
Autor Lyra, Vanessa Bellani
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Educação física : História
Escola de educação física da UFRGS : História
Formacao : Professores
UFRGS : Historia
[en] History of physical education
[en] School
[en] Training of teachers
Resumo A Escola Superior de Educação Física (ESEF) foi a primeira instituição criada no estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de especializar professoras(es) para a atuação profissional. Por permanecer como a única a desempenhar tal função durante o tempo de 30 anos (1940-1970), a referida instituição recebe lugar de destaque nesta pesquisa, na medida em que é compreendida como condição de possibilidade para a construção do campo da Educação Física no estado do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, o objetivo geral aqui privilegiado foi o de percorrer a trajetória histórica da ESEF, (re)construindo-a naquilo que julgou-se sua principal função diante do então emergente campo da Educação Física sul-rio-grandense: a formação de professoras(es) especializadas(os) para a atuação no ambiente escolar. Partindo-se de uma perspectiva histórico-cultural de análise, fomentada pela interface com a categoria sociológica “campo”, operacionalizada a partir da obra de Pierre Bourdieu, o estudo é conduzido no sentido de identificar as condições de emergência, de inserção e de funcionamento da ESEF em sua função formadora. A investigação assentou-se na análise de documentos escritos, iconográficos e orais, os quais foram concebidos enquanto materiais e textos históricos, portadores de mensagens, sentidos e finalidades particulares ao seu contexto. Assim interpretadas, as fontes revelaram que a ESEF estabeleceu-se como instituição que refletia os interesses e modelos nacionais pré-estabelecidos e, ao mesmo tempo, apresentava um modelo protagonista ao cenário educacional do Estado. Uniformizadora das práticas e modos de ensinar Educação Física no ambiente escolar, a ESEF foi responsável por contribuir significativamente para a criação das bases do campo, ao lançar-se à tarefa de formar as(os) primeiras(os) professoras(es) especializadas(os) e irradiá-las(os) pelas escolas primárias, secundárias e/ou normais de diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul.
Abstract The School of Physical Education (ESEF) was the first institution created in the state of Rio Grande do Sul, in order to specialize teachers for professional performance. For being the only one to play such a role during the time of 30 years (1940-1970), that institution receives a prominent place in this research, as it is understood as a condition of possibility for the construction of the field of physical education in the state Rio Grande do Sul. Accordingly, the overall goal here was privileged to traverse the path of cultural-historical ESEF, (re) building it in what was believed to be its main function before the then emerging field of Physical Education South -Rio Grande: the training of teachers specialist for the performance in the school environment. Starting from a historical-cultural analysis - fostered by the interface with the sociological category "field", adopted and inspired by the work of Pierre Bourdieu - the study is conducted in order to identify emergency conditions, and working insertion ESEF in its formative function. The research is grounded on the analysis of written documents, iconographic and oral, which were designed as material and historical texts, carriers of messages, meanings and purposes to their particular context. This interpreted, the sources revealed that ESEF established itself as an institution that reflected the interests and national pre-established models and at the same time presented a model protagonist of the educational scenario of the state. Standardizing practices and ways of teaching physical education in the school environment, the ESEF was responsible for contributing significantly to creating the foundations of the field, to throw himself to the task of forming former teachers specialized and leaking them for primary, secondary and / or normal in various regions of the state of Rio Grande do Sul.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/81217
Arquivos Descrição Formato
000904475.pdf (29.67Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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