Repositório Digital

A- A A+

Crítica à educação na contemporaneidade

.

Crítica à educação na contemporaneidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Crítica à educação na contemporaneidade
Autor Oliveira Junior, João Afonso Dias de
Orientador Sousa, Clóvis
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Gama Filho.
Assunto Educação
Escola Nova
História da educação
[en] History of education
[en] Modern education
[en] New school
Resumo O que um aluno tem de saber para ser preenchido pela luz do conhecimento? A escola deve formar para o convívio social, para o mercado de trabalho ou deve se ocupar da formação intelectual? De uma educação primitiva única e igualitária, nos encaminhamos para uma educação excludente, desigual e economicamente hierarquizada, transmitida por um sistema educacional, que com suas pressões e exigências, desumaniza a todos, agrupando-nos como homogêneos, com conteúdos homogêneos buscando os mesmos resultados. Diante destas questões se apresentam visões pedagógicas modernas, arejadas e livres de desigualdades nos traduzindo perspectivas inovadoras sobre a educação.
Abstract What a student needs to know to be filled with the light of knowledge? Schools must educate for social life, for the labor market or to engage in intellectual training? From a single primitive and egalitarian education, we headed to an education exclusionary, unequal and hierarchical economically, transmitted by an educational system which, through its pressures and demands, dehumanizes everyone, grouping them as homogeneous, with homogeneous content seeking the same results. Faced with these questions are presented pedagogical visions modern, airy and free from inequalities translating us contemporary perspectives about the education.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/81911
Arquivos Descrição Formato
000905001.pdf (129.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.