Repositório Digital

A- A A+

Procedimentos para implantação e avaliação do desempenho de lombadas eletrônicas em áreas urbanas

.

Procedimentos para implantação e avaliação do desempenho de lombadas eletrônicas em áreas urbanas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Procedimentos para implantação e avaliação do desempenho de lombadas eletrônicas em áreas urbanas
Outro título Procedures to implement and evaluate Electronic Speed Barriers performance in urban areas
Autor Bocanegra, Charlie Williams Rengifo
Orientador Cybis, Helena Beatriz Bettella
Data 2006
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Acidentes de trânsito
Trânsito : Fiscalização eletrônica
[en] Accidents
[en] Electronic Speed Barriers
[en] Speed
[en] Traffic Microscopic Analysis
Resumo O objetivo principal desta tese é a determinação de procedimentos para implantação e avaliação do desempenho de Lombadas Eletrônicas em áreas urbanas, a partir de parâmetros relacionados às variáveis velocidade e acidentes. O procedimento para implantação de Lombadas Eletrônicas prevê a simulação do efeito desse dispositivo na velocidade veicular, através da utilização de modelos de previsão e de uma análise microscópica do tráfego. O procedimento para avaliacão do desempenho de Lombadas Eletrônicas busca determinar se estes dispositivos de controle têm resultados satisfatórios em relação à redução da velocidade veicular e, conseqüentemente, do número e gravidade dos acidentes. Ainda, foi realizado um estudo de caso para a aplicação dos procedimentos propostos para implantação e avaliação do desempenho de Lombadas Eletrônicas, através do qual procura-se mostrar a aplicabilidade desses procedimentos de uma maneira simples e clara.
Abstract The main objective of this work is the development of a procedure to implement and to evaluate the performance of Electronic Speed Barriers in urban areas. The procedure for Electronic Speed Barriers implementation includes the simulation of the device influence in vehicular speed, through forecasting models and microscopic traffic simulation analysis. The procedure for the evaluation of Electronic Speed Barriers seeks to determine if this control device has a satisfactory result in reducing vehicular speed, and accidents numbers and seriousness. The proposed procedures are applied to a case study in order to demonstrate their applicability.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/8295
Arquivos Descrição Formato
000572865.pdf (1.254Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.