Repositório Digital

A- A A+

A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação

.

A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
Outro título The teacher practice and the research on Physics Teaching : new elements to think this relation over
Autor Santos, Flavia Rezende Valle dos
Ostermann, Fernanda
Resumo O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo.
Abstract The current stage of the research on Science Education has been brought to the international literature an evaluation of its results. Some book writers have been critical pointing out the difficulties concernig about the relation between the results of the research and their impact in the educational context. This work has the objective to go beyond this observation, it tries to show the confrontation between the educational practise and the research on Physics Teaching in Brazil. In order to do that , some pedagogical problems were raised from the speeches of a group of 18 teachers characterizing the Physics Teaching from the analysis of papers published in this area, in past years in Brazil, which are registred in the last scientific events minutes and in periodicals from 2000 to 2004. The results prove the critical evaluation presented in the international literature. New ways to overcome this picture in Brazilian context can display a new agenda for the research in Physics Teaching that would include a partnership between researchers and teachers and new subjects of studying.
Contido em Caderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 3 (dez. 2005), p. 316-337
Assunto Ensino de fisica
Ensino e aprendizagem
Pesquisa em educação
[en] Reserch on Physics Teaching
[en] Teaching-learning physics
[en] Teaching practise
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/85168
Arquivos Descrição Formato
000518596.pdf (189.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.