Repositório Digital

A- A A+

Proposta de metodologia para avaliação de redes de voz sobre IP

.

Proposta de metodologia para avaliação de redes de voz sobre IP

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de metodologia para avaliação de redes de voz sobre IP
Outro título Proposal of Methodology for Evaluation of Voice over IP Networks
Autor Silva, Vandersilvio da
Orientador Netto, Joao Cesar
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Telecomunicações : Engenharia elétrica
Tráfego : Voz : Computadores
VoIP
[en] QoS
[en] Quality assessment
[en] Quality measurement
[en] Quality monitoring
Resumo A redução de custo com telefonia através do uso de voz sobre IP tem disparado a busca de soluções que transformem redes IP originalmente dedicadas a transporte de dados em redes para transporte de voz. Esta dissertação tem por objetivo apresentar uma metodologia para sistematizar a avaliação de redes para o tráfego de voz sobre IP de acordo com as possibilidades disponíveis no cenário a ser avaliado. Inicialmente é dada uma visão geral de voz sobre IP, apresentando os protocolos utilizados, os fatores que influenciam na qualidade da voz e os métodos de avaliação de qualidade da voz. Na seqüência são apresentados trabalhos correlatos a avaliação de qualidade de aplicações de voz sobre IP. E por fim descreve-se a proposta de uma metodologia para sistematizar a avaliação de redes com VoIP.
Abstract The use of voice over IP telephony was started with solutions to adapt existent data networks to carrier voice streams. The use of monitoring techniques, QoS and signaling protocols can be combined on a such design. Our goal is to present a methodology to evaluate and choose the probing points and the voice quality evaluation techniques to be used in network redesign. An overview about VoIP protocols and parameters that change the voice quality are presented as well as some related works on evaluating voice quality based on network parameters. A proposed methodology is presented, with a case study to show how one can choose the right combination of probing points with some voice quality measurement technique.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8547
Arquivos Descrição Formato
000577916.pdf (1.381Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.