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Oxidação de efluentes de lavagem de veículos para o reúso de água

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Oxidação de efluentes de lavagem de veículos para o reúso de água

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Título Oxidação de efluentes de lavagem de veículos para o reúso de água
Autor Alves, Marcelo Bauer
Orientador Cassini, Aline Schilling
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
Resumo O aumento da preocupação com a disponibilidade de água doce vem forçando governos a introduzirem legislações mais restritivas com relação à emissão de efluentes em corpos hídricos. Particularmente nas lavagens de veículos, a única obrigação imposta no Brasil é o uso de caixa de separação de água e óleo (CSAO). As principais características de um efluente de lavagem são a presença de óleo lubrificante, sólidos suspensos, surfactantes e até mesmo a presença de E.coli. Neste trabalho avaliou-se que após a CSOL, o efluente ainda apresenta elevada turbidez, odor e presença de micro-organismos. Como segundo tratamento, foi usado um equipamento de flotação/floculação em coluna (FFC). O efluente, agora clarificado, apresenta alta concentração de espumas e odor, além dos coliformes totais e E.coli. O objetivo deste trabalho foi avaliar as melhorias nos aspectos estéticos da água e a desinfecção pelo processo de ozonização no efluente clarificado, que foi resultante do FFC. Para isso, realizaram-se ensaios em escala real e escala em bancada, sempre usando o efluente FFC para efeitos de comparação com o efluente ozonizado. A ozonização proporcionou uma redução extra de turbidez com relação ao efluente FFC. Também ouve eliminação da espuma e do odor, que foram notados na própria lavagem de veículos. Foi também obtido um efluente praticamente livre de E.coli com o emprego do ozônio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/85651
Arquivos Descrição Formato
000908830.pdf (581.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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