Repositório Digital

A- A A+

Dança de rua: lazer e cultura jovem na Restinga

.

Dança de rua: lazer e cultura jovem na Restinga

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Dança de rua: lazer e cultura jovem na Restinga
Autor Reckziegel, Ana Cecilia de Carvalho
Orientador Stigger, Marco Paulo
Data 2004
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano.
Assunto Dança de rua
Lazer : Cultura
[en] Body practice
[en] Leisure
[en] Street dance
Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender o sentido atribuído, por jovens moradores da periferia de Porto Alegre, à prática da dança de rua como elemento componente da cultura Hip-Hop. Visando a compreender a prática da dança em um universo cultural específico, e privilegiando seus aspectos microssociais, o estudo tem como abordagem metodológica a investigação etnográfica, e como principais instrumentos de coleta de dados, a observação participante e a entrevista semiestruturada. A reflexão final é efetuada a partir de dois eixos de análise: a dança de rua como aprendizado e a dança de rua como lazer. A prática da dança, aliada aos princípios ideológicos colocados pelos elementos da cultura Hip-Hop e simbolizados pela atitude, possibilita aos jovens a construção de um projeto, que tem como objetivo a construção de uma vida digna para si e o resgate daqueles em situação de marginalidade.
Abstract This work aims to understand the meaning attributed, by young residents of the periphery of Porto Alegre, to the practice of street dance as a component element of the Hip-Hop. Aiming to understand the practice of dance in a specific cultural universe, and giving preference to its micro-social aspects, the study has as methodological approach the ethnographical investigation, and as main instruments of data gathering, the participative observation and the semi-structured interview. The final consideration is made from two main perspectives: street dance as learning and street dance as leisure. The practice of dance, along with the ideological principles of the Hip-Hop culture, symbolized by the attitude, makes possible to the youth the construction of a project that has as objective the building of a worthy life for oneself, and the redeeming of those who live marginally.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8669
Arquivos Descrição Formato
000585569.pdf (1.498Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.