Repositório Digital

A- A A+

Instrumentos de inteligência emocional de auto-relato medem alguma coisa que instrumentos de personalidade não medem?

.

Instrumentos de inteligência emocional de auto-relato medem alguma coisa que instrumentos de personalidade não medem?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Instrumentos de inteligência emocional de auto-relato medem alguma coisa que instrumentos de personalidade não medem?
Autor Woyciekoski, Carla
Orientador Hutz, Claudio Simon
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento.
Assunto Cognição
Emoção
Inteligência emocional
Personalidade
Psicologia : Testes e medidas
Psicometria
[en] Cognition
[en] Emotion
[en] Emotional intelligence
[en] Personality
Resumo Investigou-se as relações entre as dimensões de personalidade Neuroticismo e Extroversão com a Inteligência Emocional medida por uma escala de auto-relato, em uma amostra de conveniência de 131 indivíduos, homens e mulheres, com idades entre 18 e 49 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN), Escala Fatorial de Extroversão (EFE) e a Medida de Inteligência Emocional (MIE). As Análises Correlacionais e de Regressão Múltipla demonstraram que as escalas de personalidade explicaram grande parte da variância da escala MIE. Personalidade e inteligência emocional medida por escala de autorelato não se comportaram como construtos independentes.
Abstract Relations between the personality dimensions Neuroticism and Extraversion with Emotional Intelligence assessed by a self-report measure were investigated. There were 131 participants, men and women, with ages between 18 and 49 years old. The instruments used were The Factorial Scale of Neuroticism, The Factorial Scale of Extraversion and The Emotional Intelligence Measure (EIM). Correlational Analysis and Multiple Regression have demonstrated that the personality scales could explain a great amount of the variance of the EIM. Personality and Emotional Intelligence measured by a self-report scale did not behave as independent constructs.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8699
Arquivos Descrição Formato
000586889.pdf (390.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.