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A imaginação simbólica em Cruz e Sousa

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A imaginação simbólica em Cruz e Sousa

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Título A imaginação simbólica em Cruz e Sousa
Autor Medeiros, Maria Lucia de
Orientador Mello, Ana Maria Lisboa de
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Critica e interpretacao
Literatura brasileira
Poesia
Simbolismo
Sousa, Cruz e, 1861-1898
Resumo O presente estudo propõe-se a analisar a poesia de Cruz e Sousa à luz de teorias do imaginário. Nesse sentido, será avaliado o trajeto estético do poeta a partir de uma visão dualística que parte do plano terrestre e chega à revelação de um estado metafísico, que se projeta ao longo de seu percurso poético. Para estabelecer analogias entre imagens poéticas, busca-se uma convergência hermenêutica, lançando-se mão de interpretações que não sejam redutoras, mas que ampliem o universo de significados que sua obra evoca. A lírica do autor de Broquéis é regida, sobretudo, pelo regime diurno da imaginação, desvelado através de imagens antitéticas, que reiteram constantemente a cisão interna, a tensão insolúvel do ser humano, dividido entre eterno e o efêmero. O estudo da poesia de Cruz e Sousa revela que o poeta percebeu a arte como instância capaz de transmutar o sofrimento em objeto estético.
Résumé Ce travail a pour objectif d’analyser la poésie de Cruz e Sousa, du point de vue des théories sur l’imaginaire. En ce sens, le trajet esthétique parcouru par le poète sera évalué à partir d’une vision dualistique qui émane du plan terrestre et arrive à la révélation d’un état métaphysique qui se projette au long de son parcours poétique. Pour établir des analogies entre les images poétiques, on va chercher une convergence herméneutique, en utilisant des interprétations qui ne soient pas rédutrices, mais qui élargissent l’univers des signifiés que son oeuvre évoque. La lyrique de l’auteur de Broquéis est gouvernée surtout par le régime quotidien de l’imagination, lequel est dévoilé par les images antithétiques qui réitèrent constamment la scission interne, la tension insoluble de l’être humain, divisé entre l’eternel et l’éphémère. L’étude de la poésie de Cruz e Sousa révèle que le poète a aperçu l’art comme une instance capable de transmuter la souffrance en objet esthétique.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8701
Arquivos Descrição Formato
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