Repositório Digital

A- A A+

Estrutura de testes para uma microcervejaria : concepção, dimensionamento e construção

.

Estrutura de testes para uma microcervejaria : concepção, dimensionamento e construção

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estrutura de testes para uma microcervejaria : concepção, dimensionamento e construção
Outro título Structure for experiments on a microbrewery : conception, dimensions and construction
Autor Calegari, Rafael
Orientador Schneider, Paulo Smith
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Design
[en] Heat transfer
[en] Microbrewery
Resumo O presente trabalho apresenta a concepção, projeto e construção de uma microcervejaria com capacidade de produção de 50 litros por batelada. A etapa de concepção envolve a escolha do arranjo da microcervejaria, posteriormente é feito o dimensionamento dos equipamentos, cálculos de transferência de calor para a determinação da potência dos aquecedores e então a definição dos materiais. A estrutura do equipamento é feita em tubos quadrados de aço 1020 e sustentará quatro tanques, sendo três deles aquecidos e um somente para filtragem. Para reduzir os custos de instalação, não é utilizado nenhum tipo de bomba para o transporte dos líquidos, somente a força da gravidade. O resultado do projeto é uma estrutura compacta e de fácil montagem e transporte, com resistências elétricas de 9kW sendo necessários misturadores a fim de evitar diferenças de temperaturas muito altas nos tanques.
Abstract This project presents the conception, design and construction of a microbrewery with a production capacity of 50 liters per batch. The stage of conception involves selection of the microbrewery arrangement, we then dimension the equipment, calculate heat transfer to determine the power of the heaters and finally define the materials to be used. The equipment’s structure is made of squared tubes made of 1020-type steel to support four tanks—three of which are heated and one used only for filtering. To reduce installation costs, the force of gravity is used to transport liquids instead of a pump. The project’s result is a compact structure that is easy to assemble and transport, in which 9kW heaters and mixers are necessary to avoid large temperature differences in the tanks.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87298
Arquivos Descrição Formato
000910713.pdf (1.080Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.