Repositório Digital

A- A A+

Impactos ambientais da bovinocultura leiteira em propriedades rurais de Constantina - RS

.

Impactos ambientais da bovinocultura leiteira em propriedades rurais de Constantina - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Impactos ambientais da bovinocultura leiteira em propriedades rurais de Constantina - RS
Autor Ozelame, Lisiane
Orientador Almeida, Jalcione Pereira de
Co-orientador Claudino, Livio Sergio Dias
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
[es] El ganado lechero
[es] El impacto ambiental
[es] La sostenibilidad
[es] Residuos de la producción de leche
Resumo Esse trabalho de pesquisa foi realizado no município de Constantina, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de apresentar e discutir o impacto ambiental causado pelos resíduos da produção oriundos de propriedades com bovinocultura leiteira. Uma das motivações do trabalho e também particularidades da localidade é que no ano de 2004, uma das propriedades sofreu contaminação dos reservatórios de água, levando à morte de alguns animais. Esse episódio serviu de base para o poder público local adotar algumas medidas específicas de segurança sanitária e proteção ambiental concernentes à produção de leite, sendo também forte elemento na memória dos produtores. A identificação das práticas aplicadas (ou não) nas propriedades em relação aos dejetos é o objetivo deste estudo. O município de Constantina é de pequeno porte e com destaque para a agricultura familiar, possuidor de várias agroindústrias familiares. Foram feitas treze visitas e entrevistas. A pesquisa evidenciou que há diversidade de sistemas de criação e de práticas de manejo dos dejetos da produção animal. Evidenciou-se também que poucas alternativas têm sido aplicadas nas propriedades que possibilitariam uma forma mais ecológica para o destino dos dejetos e uma possível sustentabilidade ambiental para a propriedade.
Resumen Esta investigación se llevó a cabo en la ciudad de Constantino, el Río Grand del Sur, con el fin de presentar y discutir el impacto ambiental causado por la producción de residuos de explotaciones con ganado lechero. Una de las motivaciones de la obra y también particulares de la localidad es que en 2004 una de las propiedades sufrieron la contaminación de las reservas de agua, lo que lleva a la muerte de algunos animales. Este episodio fue la base para que el gobierno local a adoptar algunas medidas específicas de seguridad y salud y protección del medio ambiente relacionados con la producción de leche, por ser demasiado fuerte elemento en la memoria de los productores. La identificación de la práctica de aplicar (o no) propiedades Noas en relación a los residuos es el objetivo de este estudio. La ciudad de Constantino es la agricultura pequeña y sobre todo de la familia, dueño de varias empresas agrícolas familiares. Se hicieron trece visitas y entrevistas. La investigación puso de manifiesto que existe una diversidad de sistemas y prácticas de manejo del estiércol de la ganadería. Era evidente que pocas alternativas también se han aplicado en las propiedades que permitirían una forma más ecológica para el destino de los residuos y la posible sostenibilidad del medio ambiente para la propiedad.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87367
Arquivos Descrição Formato
000907551.pdf (1.617Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.