Repositório Digital

A- A A+

O movimento migratório da zona urbana para a zona rural de Parobé / RS

.

O movimento migratório da zona urbana para a zona rural de Parobé / RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O movimento migratório da zona urbana para a zona rural de Parobé / RS
Autor Pereira, Adriana Luzia
Orientador Mocelin, Daniel Gustavo
Co-orientador Ramos, João Daniel Dorneles
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
[es] Éxodo
[es] Migración
[es] Parobé / RS
Resumo O foco deste estudo é conhecer os motivos que fazem com que as pessoas migrem para a zona rural em Parobé, no Rio Grande do Sul. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se a combinação de algumas técnicas de investigação, buscando compreender melhor o tema objeto de estudo e responder a indagação que o norteia. Para chegar ao resultado final e responder essa indagação, foi utilizado roteiro de entrevistas com perguntas que permitiam respostas abertas, as quais posteriormente foram transcritas. Para o entendimento a respeito do tema foram abordados conceitos que contextualizam o leitor com o assunto analisado, como migração e êxodo rural. A partir da análise das entrevistas observa-se que, as razões para a mudança são induzidas por políticas públicas, incentivadas por crise urbana ou expontânea. Além disso, constata-se também que os que mudam para a zona rural em algum momento da sua vida tiveram contato com as atividades agrícolas e agropecuárias. Outra constatação é que a qualidade de vida é fator preponderante alegado pelos entrevistados para a vida na zona rural.
Resumen El objetivo de este estudio es conocer las razones que llevan a las personas a emigrar a las zonas rurales en Parobé en Rio Grande do Sul. En esta investigación, se utilizó una combinación de algunas de las técnicas de investigación, tratando de entender mejor el tema objeto de estudio y responder a la pregunta que guía. Para llegar al resultado final y de responder a esta pregunta, utilizamos guía de entrevista con preguntas que permitieron respuestas abiertas, que luego fueron transcritas. Para la comprensión sobre el tema se discutieron conceptos que contextualizan al lector con el tema discutido, como la migración y el éxodo rural. A partir del análisis de las entrevistas se observó que las razones para el cambio son inducidos por las políticas públicas, alentados por la crisis urbana o espontánea. Además, también existen aquellos que se mueven en el campo en algún momento de su vida tuvo contacto con las actividades agrícolas y la agricultura. Otra conclusión es que la calidad de vida es un factor importante reclamado por los encuestados para la vida en el campo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87445
Arquivos Descrição Formato
000906974.pdf (705.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.