Repositório Digital

A- A A+

O papel da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul na permanência do jovem no campo

.

O papel da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul na permanência do jovem no campo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul na permanência do jovem no campo
Autor Oliveira, Diego Teixeira de
Orientador Beck, Fabio de Lima
Co-orientador Fernandez, Sarita Mercedes
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Desenvolvimento rural
[es] Educación rural
[es] EFASC
[es] Juventud rural
[es] Pedagogía de la alternancia
[es] Vale do Rio Pardo
Resumo Este trabalho busca fazer uma análise da educação rural e do campo. A observação da educação rural buscou responder como eram e são as atividades educativas formais oferecidas pelo Estado. Esta educação rural se construiu a partir da busca pelo desenvolvimento econômico, este ditou o rumo da educação rural. Nesta pesquisa se observou que a Educação do Campo vem como alternativa ao modelo hegemônico do campo, uma educação que está contextualizada com a realidade de cada território. Essa educação foi e está sendo construída pelos movimentos sociais do campo que carregam experiências exitosas, e que tentam pressionar o Estado para que este também contribua com este modelo alternativo de educação. Além disso, foi realizado uma pesquisa com um grupo focal de jovens egressos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul que utiliza a pedagogia da alternância, apoiada por seus quatro pilares, para a redução da saída de jovens do campo. A abordagem para o alcance dos objetivos foi qualitativa utilizando-se a pesquisa-ação com este grupo focal de jovens que já concluíram seu ensino médio e que estão em período de estágio para a conclusão do ensino técnico. A pesquisa levou à percepção de que a educação construída junto à realidade do território e com a participação do meio, família e comunidade, contribui para esse jovem se sentir pertencente ao espaço campo e a tudo o que ele pode significar, reduzindo assim o êxodo rural de jovens.
Resumen Este trabajo busca analizar la educación rural y del campo. La observación de la educación rural trató de responder como fueron y son las actividades de educación formal que ofrece el Estado. Esta educación rural se construye a partir de la búsqueda del desarrollo económico, el dictado de la dirección de la educación rural. En este estudio se observó que el campo de la educación se presenta como una alternativa al modelo hegemónico del campo, una educación que está contextualizada a la realidad de cada país. Esta educación ha sido y está siendo construida por los movimientos sociales rurales que llevan a experiencias exitosas y tratan de presionar al Estado para que esto también contribuya a este modelo alternativo de educación. Además, se realizó una encuesta a un grupo de discusión de jóvenes egresados de la Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul que utiliza la pedagogía de la alternancia, con el apoyo de sus cuatro pilares, para reducir la salida de la juventud rural. El enfoque para el logro de los objetivos era cualitativo mediante la investigación-acción con este grupo de enfoque de los jóvenes que han completado su educación secundaria y que están en período de prueba para la conclusión de la educación técnica. La investigación condujo a la percepción de que la educación construida adyacente a la realidad del territorio, con la participación del medio, la familia y la comunidad, contribuye a este joven que siente pertenecer al ámbito del espacio y todo lo que ello puede significar, reduciendo así el éxodo rural de los jóvenes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87450
Arquivos Descrição Formato
000907007.pdf (873.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.