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Educação física na saúde : desafios e formação a partir dos documentos legais

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Educação física na saúde : desafios e formação a partir dos documentos legais

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Título Educação física na saúde : desafios e formação a partir dos documentos legais
Autor Rosseto, Luanna Cunha
Orientador Damico, José Geraldo Soares
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Educação em saúde
Formação profissional
Saúde
[en] Documentary analysis
[en] Health training
[en] Physical education
Resumo O presente estudo tem como objetivo compreender quais as mudanças propostas para a formação das diferentes profissões da área da saúde e descrever qual a atual situação e os desafios que as políticas de formação ensejam para a Educação Física na direção de obter egressos mais sintonizados com o Sistema Único de Saúde (SUS) para a intervenção no campo da saúde coletiva. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, caracterizada pela analise documental. Foram analisados três documentos oficiais elaborados pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, e selecionados de fontes primárias. Os documentos selecionados foram: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), Programa Nacional de Reorientação da Formação do Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde). A partir de leitura desses documentos, foram elaboradas três categorias de discussão abrangendo o tema de formação do profissional na saúde, conteúdos curriculares, e estágios e experiências práticas na saúde. Diante da realidade da formação do profissional da saúde, em especial, da Educação Física concluiu-se que há um esforço por parte de um conjunto de agentes políticos em formular condições de mudanças efetivas em termos de formação para os cursos da saúde. É nessa medida, que ao mesmo tempo em que é saudável o esforço por mudanças nos currículos das universidades, parece existir uma falta de compromissos com projetos pedagógicos que efetivamente subsidiem futuros profissionais para agir a partir da lógica da integralidade.
Abstract This study aims to understand what are the proposed changes for the formation of different professions in the health field and describes what is the current situation and the challenges that education policies aspire for the Physical Education toward getting more attuned egress to the Unified Health System (SUS) for the intervention in the public health field. This is an investigation of a qualitative nature, characterized by the documental analysis. Three official documents drawn up by the Federal Government through the Ministry of Health and Ministry of Education were analyzed and selected from primary sources. The documents selected were: National Curriculum Guidelines (DCN), the National Re-Training Program of the Health Professional (Pro-Saúde) and the Program for Health by Labor Education (PET - Saúde). From reading these documents three categories of discussion covering the topic were prepared: health professional training, curriculum content, and internships and practical experiences in health. Faced with the reality of the training of health professionals, in particular, the Physical Education, it's been concluded that there is an effort made by a group of politicians in formulating conditions for effective changes in terms of training in the health courses. In this measure, while it is healthy the stress by changes in the curricula of universities, there seems to be a lack of commitment to the educational projects that effectively subsidizes future professionals to act from the logical completeness.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87782
Arquivos Descrição Formato
000911793.pdf (472.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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