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Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet

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Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet

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Título Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet
Autor Dias, Henrique Freitas Gonçalves
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comércio eletrônico
Decisão de compra
Resumo Por conta da evolução tecnológica que estamos vivendo, diversas empresas buscam diferentes soluções que proporcionem diferenciais utilizando novas ferramentas e oportunidades existentes, a fim de melhorar sua prestação de serviço ou produção. Somado a isso, a internet continua seu processo de evolução, fazendo parte da vida de um número de pessoas cada vez maior, mudando alguns costumes e hábitos das pessoas. Um dos recursos que têm sido bastante desenvolvido é o de compras via internet, com diversos e-commerces sendo criados, para comercializar os mais variados produtos, um deles os artigos de vestuário. Contudo, o mercado de venda de artigos de vestuário pela internet ainda apresenta algumas dúvidas, visto que não se tem muito conhecimento sobre todos os players, e principalmente esses não conseguem entender o comportamento do consumidor nas redes, em especial no momento em que ele procura alguma loja online. Este trabalho de conclusão curso apresenta uma pesquisa completa, qualitativa e quantitativa, que busca compreender quais são os atributos relacionados à compra de artigos de vestuário pela internet, e, por fim, identificar quais deles são os mais relevantes na decisão de compra do consumidor. Para o estudo, foram aplicadas sete entrevistas em profundidade com pessoas que já tinham feito a compra de qualquer artigo de vestuário pela internet, visando determinar quais atributos estavam ligados à essa compra, e depois coletados 408 questionários quantitativos, buscando conhecer quais são os fatores de decisão. Para a análise, os questionários foram separados em dois grupos, conforme o perfil de compra deles, para identificar possíveis diferenças no hábito. Após as análises das respostas quantitativas, verificou-se que os atributos preço, comodidade, segurança e possibilidade de encontrar na internet produtos que não talvez não se encontrariam em lojas físicas são os principais fatores de decisão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87874
Arquivos Descrição Formato
000911159.pdf (3.390Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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