Repositório Digital

A- A A+

Aplicação de simulação dinâmica para estudo do comportamento de dispositivos de segurança em unidade de destilação

.

Aplicação de simulação dinâmica para estudo do comportamento de dispositivos de segurança em unidade de destilação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aplicação de simulação dinâmica para estudo do comportamento de dispositivos de segurança em unidade de destilação
Autor Gomes, Igor Bellotto
Orientador Farenzena, Marcelo
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
Resumo A destilação é a operação unitária de separação de líquidos mais utilizada na indústria petroquímica e, portanto, a operação segura destas unidades é crucial e deve ser garantida obrigatoriamente. Umas das ferramentas mais utilizadas para garantir tal condição é a válvula de alívio contra pressão. Porém, apesar dos anos de utilização e de todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos, métodos heurísticos e práticos ainda são utilizados para seu dimensionamento. O avanço da tecnologia permite que, atualmente, modelos computacionais sejam utilizados para auxiliar em tal tarefa. Neste trabalho uma metodologia, que tem como objetivo descrever o comportamento dinâmico de diversas configurações de válvulas de segurança quando distúrbios no sistema causam um aumento de pressão no interior da coluna, é aplicada a uma unidade de destilação. Um modelo dinâmico computacional da unidade é construído em Aspen Dynamics e o efeito de diversos distúrbios, induzidos no sistema, são avaliados de modo a determinar qual o pior cenário de falha. Diferentes tamanhos e características de válvula são testados em busca dos parâmetros do dispositivo que melhor satisfazem as demandas de alívio do sistema. A utilização de simulação dinâmica se mostrou ferramenta muito eficiente e poderosa em comparação com os métodos tradicionais de dimensionamento, uma vez que forneceu informações detalhadas das condições do processo ao longo do tempo, permitindo melhor entendimento da dinâmica do mesmo. Mesmo com a construção de um modelo simples da unidade é possível a evolução e inovação dos métodos de dimensionamento de dispositivos de segurança.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/87974
Arquivos Descrição Formato
000911989.pdf (1.513Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.