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dc.contributor.advisorVivian, Danisept_BR
dc.contributor.authorBorba, Jairo Eduardo Alves dept_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:29Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88070pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado de uma pesquisa que aborda o assunto da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Busca identificar a construção de práticas pedagógicas autônomas no âmbito escolar dentro de uma perspectiva de educação integral, e, para tal fim, analisa dois projetos desenvolvidos numa escola municipal situada na zona norte da cidade de Porto Alegre/RS, a saber: Contação de Histórias e Oficina de Robótica, inseridos no programa “Cidade Escola”, um programa municipal de ampliação da jornada escolar que é desenvolvido no turno da tarde. Utilizando os conceitos de autonomia em Paulo Freire e Kant, que combinam liberdade de ação, reflexão, uso da razão, diálogo e solidariedade, a pesquisa apontou para a articulação de tempos e espaços ampliados comprometidos com a inclusão e emancipação dos sujeitos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas na construção da autonomia em educação integralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910169pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Integral Integradapt_BR


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