Repositório Digital

A- A A+

Práticas pedagógicas na construção da autonomia em educação integral

.

Práticas pedagógicas na construção da autonomia em educação integral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas pedagógicas na construção da autonomia em educação integral
Autor Borba, Jairo Eduardo Alves de
Orientador Vivian, Danise
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Autonomia
Educação integral
Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa que aborda o assunto da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Busca identificar a construção de práticas pedagógicas autônomas no âmbito escolar dentro de uma perspectiva de educação integral, e, para tal fim, analisa dois projetos desenvolvidos numa escola municipal situada na zona norte da cidade de Porto Alegre/RS, a saber: Contação de Histórias e Oficina de Robótica, inseridos no programa “Cidade Escola”, um programa municipal de ampliação da jornada escolar que é desenvolvido no turno da tarde. Utilizando os conceitos de autonomia em Paulo Freire e Kant, que combinam liberdade de ação, reflexão, uso da razão, diálogo e solidariedade, a pesquisa apontou para a articulação de tempos e espaços ampliados comprometidos com a inclusão e emancipação dos sujeitos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88070
Arquivos Descrição Formato
000910169.pdf (196.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.