Repositório Digital

A- A A+

Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação

.

Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
Autor Xavier, Cibele dos Santos
Orientador Pereira, Nilton Mullet
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Educação integral
Programa Mais Educação.
Resumo Este artigo tem como objetivo identificar como se constitui o perfil de professoras comunitárias/coordenadoras das escolas municipais que iniciaram a implementação do Programa Mais Educação em Sapucaia do Sul, perante os desafios e as novas experiências presentes nesta proposta na educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história de vida de três professoras comunitárias/coordenadoras do Programa Mais Educação de escolas municipais de Sapucaia do Sul, tendo como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada, que apontam para uma reflexão sobre a relação da vida das professoras com a atividade no Programa Mais Educação. A pesquisa consistiu em pensar a aproximação do trabalho comunitário e o campo educacional, sendo elaboradas 3 categorias de análises para relacionar as histórias de vida das 3 professoras comunitárias/coordenadoras e o Programa Mais Educação. Observou-se a importância das marcas que as experiências no decorrer das relações familiares e escolares estão presentes nas suas escolhas profissionais, que a partir do contato com o Programa Mais Educação é possível encontrar alternativas para se introduzir atividades voltadas para a educação integral, mas que há uma resistência por parte de colegas para realização desta ação coletiva e que os municípios precisam se organizar para que esta proposta tenha continuidade, tornando-se uma política pública. Portanto, evidenciou-se a relevância de se conhecer a história da implementação do Programa Mais Educação, bem como de vida das professoras que iniciaram este processo em Sapucaia do Sul, servindo como aporte teórico para auxiliar e orientar os novos professores comunitários/coordenadores, colaborando para o surgimento de novos estudos nesta área da educação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88073
Arquivos Descrição Formato
000910262.pdf (111.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.