Repositório Digital

A- A A+

Disciplinamento e subjetivação : análise das relações de poder na escola

.

Disciplinamento e subjetivação : análise das relações de poder na escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Disciplinamento e subjetivação : análise das relações de poder na escola
Autor Limas, Scheyla Cristina da Silva
Orientador Uberti, Luciane
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Relação de poder
Sala de aula
Subjetividade
Resumo O presente trabalho de pesquisa teve por objetivo compreender a forma pela qual ocorre a experimentação das relações de poder entre professor e aluno em sala de aula, bem como analisar os efeitos desse poder desde o ponto de vista de sua produtividade, isto é, o que produz de efeito de subjetividade no processo de escolarização. Busca, assim, fazer uma análise de discurso tal como proposto por Michael Foucault, tomando como material de análise as respostas de uma entrevista dirigida a professores e o diário de campo do monitor de disciplina de uma escola de Porto Alegre. De acordo com os estudos foucaultianos as relações de poder implicam resistência, pois os sujeitos apresentam diferentes reações diante dos mecanismos de poder. A partir do presente estudo, considerando os limites dessa pesquisa, foi possível perceber que as relações de poder geram a indisciplina, na medida que os mesmos mecanismos que se estabelecem para subjetivar os alunos são os que despertam a resistência.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88162
Arquivos Descrição Formato
000911334.pdf (742.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.