Repositório Digital

A- A A+

Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq

.

Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
Autor Hofart, Margareth Moraes
Orientador Gravina, Maria Alice
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Engenharia didática
Ensino médio
[en] Algebra
[en] Geometry
[en] High school
[en] Registers of representation
[en] Software grafEq
Resumo Este trabalho tem como objetivo principal promover uma sequência didática diferenciada para o ensino de equações e inequações no plano, em nível de Ensino Médio, explorando a construção de regiões no plano cartesiano por meio de relações de desigualdades, com a utilização do software matemático GrafEq. Para isso foi realizada uma experiência de ensino com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre. A proposta é embasada na Engenharia Didática, um método de pesquisa que coloca em relação investigação e prática docente. A sequência didática, a que confere a experimentação desta pesquisa, foi aplicada no laboratório de Informática da escola ao longo de cinco encontros e as atividades propostas nestes encontros foram elaboradas segundo a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. No que se refere às conclusões, podemos dizer que houve significativa evolução das habilidades dos alunos quanto aos níveis de dificuldades apresentados na conversão de registros de representação, em especial na passagem do registro algébrico para o gráfico e vice-versa, mostrando-se válida a inserção de uma ferramenta tecnológica de ensino nesta proposta.
Abstract This work aims to promote an instructional sequence for teaching equations and inequalities at the level of secondary education. The design of the sequence took into account the theory of semiotics representation of Duval. The sequence explores the construction of regions through inequality relationships and makes use of the software GrafEq. It was tested with a group of students in their high school first year of a public school in Porto Alegre. Regarding the findings, it could be said that there was significant improvement of the students' skills to produce conversions of registers, especially from the geometric to the algebraic one.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88276
Arquivos Descrição Formato
000912555.pdf (6.573Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.