Repositório Digital

A- A A+

Construindo sentidos sobre saúde através da propaganda: a recepção da campanha antitabagisomo do governo brasileiro

.

Construindo sentidos sobre saúde através da propaganda: a recepção da campanha antitabagisomo do governo brasileiro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construindo sentidos sobre saúde através da propaganda: a recepção da campanha antitabagisomo do governo brasileiro
Autor Zanin, Veruska Gallina
Orientador Piedras, Elisa Reinhardt
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Propaganda
Tabagismo
Resumo A presente monografia aborda a recepção da campanha do Ministério da Saúde de 2013, que explora a conscientização quanto aos malefícios do uso do tabaco. O objetivo central é analisar a relação da campanha antitabagismo do Ministério da Saúde de 2013 com determinado público (ex)fumante, refletindo sobre os processos de recepção que acontecem a partir da peça de propaganda em análise. Para tanto, a pesquisa contempla referenciais teóricos que abarcam conceitos sobre os estudos de recepção, seu processo na comunicação, a produção de sentidos que a comunicação desperta e a linguagem publicitária. Já na etapa empírica, são realizadas três técnicas para subsidiar as diferentes leituras que o trabalho busca: abordagem qualitativa de análise documental, entrevista com roteiro semiestruturado e grupo focal, compreendendo, assim, a diversidade que os estudos de comunicação requerem. Por meio da realização da pesquisa empírica conclui-se que existem tendências nas respostas dos informantes, revelando que o cartaz suscita algo no público, mas não comporta os apelos e informações necessárias para uma campanha nacional e isolada de combate ao tabagismo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88692
Arquivos Descrição Formato
000913418.pdf (1.351Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.