Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Maria Berenice da Costapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Cláudia Diniz dept_BR
dc.date.accessioned2014-03-25T01:50:19Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88888pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia estuda as relações entre as metodologias teóricas de mensuração e avaliação de resultados, com uma ação de comunicação institucional (concurso cultural realizado no facebook chamado Zaxy Like a Diva) promovida pela empresa do setor calçadista, Grendene. O embasamento teórico apresenta um panorama de conceitos pertinentes sobre a comunicação organizacional estratégica, digital e integrada, cultura organizacional, e, metodologias de mensuração e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação institucional. O estudo empírico é qualitativo e quantitativo. A parte qualitativa foi realizada a partir de duas perspectivas: entrevista semi-estruturada com uma representante da empresa (permitindo informações a partir do emissor da ação de comunicação) e, a análise de conteúdo de três plataformas de comunicação (blogs, sites de notícias e entretenimento e, site de reclamação), possibilitando a percepção do concurso cultural, a partir do público receptor. Os dados quantitativos foram disponibilizados pela Grendene oriundos do aplicativo do concurso cultural realizado no ambiente da rede social facebook. O cruzamento dessas informações comprovou que o concurso cultural alcançou os objetivos propostos pela Grendene e, que foi bem avaliado pelo público-alvo. A partir dos resultados mensurados, foi possível fazer avaliações embasadas em dados úteis para a organização no processo de tomada de decisões, condizentes com a realidade de mercado. As metodologias de mensuração e avaliação de resultados que auxiliaram nesse processo, direcionaram os esforços das ações de comunicação integrada de maneira sinérgica e assertiva. A conjugação de objetivos claros, público-alvo bem definido, dados confiáveis, resultados concretos e avaliações embasadas, transformam a comunicação estratégica num diferencial dentro das organizações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.titleMensuração e avaliação de resultados: concurso cultural Zaxy / Grendene no Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912825pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples