Repositório Digital

A- A A+

Mensuração e avaliação de resultados: concurso cultural Zaxy / Grendene no Facebook

.

Mensuração e avaliação de resultados: concurso cultural Zaxy / Grendene no Facebook

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mensuração e avaliação de resultados: concurso cultural Zaxy / Grendene no Facebook
Autor Farias, Cláudia Diniz de
Orientador Machado, Maria Berenice da Costa
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Avaliação de desempenho
Comunicação organizacional
Resumo A presente monografia estuda as relações entre as metodologias teóricas de mensuração e avaliação de resultados, com uma ação de comunicação institucional (concurso cultural realizado no facebook chamado Zaxy Like a Diva) promovida pela empresa do setor calçadista, Grendene. O embasamento teórico apresenta um panorama de conceitos pertinentes sobre a comunicação organizacional estratégica, digital e integrada, cultura organizacional, e, metodologias de mensuração e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação institucional. O estudo empírico é qualitativo e quantitativo. A parte qualitativa foi realizada a partir de duas perspectivas: entrevista semi-estruturada com uma representante da empresa (permitindo informações a partir do emissor da ação de comunicação) e, a análise de conteúdo de três plataformas de comunicação (blogs, sites de notícias e entretenimento e, site de reclamação), possibilitando a percepção do concurso cultural, a partir do público receptor. Os dados quantitativos foram disponibilizados pela Grendene oriundos do aplicativo do concurso cultural realizado no ambiente da rede social facebook. O cruzamento dessas informações comprovou que o concurso cultural alcançou os objetivos propostos pela Grendene e, que foi bem avaliado pelo público-alvo. A partir dos resultados mensurados, foi possível fazer avaliações embasadas em dados úteis para a organização no processo de tomada de decisões, condizentes com a realidade de mercado. As metodologias de mensuração e avaliação de resultados que auxiliaram nesse processo, direcionaram os esforços das ações de comunicação integrada de maneira sinérgica e assertiva. A conjugação de objetivos claros, público-alvo bem definido, dados confiáveis, resultados concretos e avaliações embasadas, transformam a comunicação estratégica num diferencial dentro das organizações.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88888
Arquivos Descrição Formato
000912825.pdf (3.621Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.