Repositório Digital

A- A A+

Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde

.

Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
Outro título Towards an education that moves like the tide and floods the everyday routines of healthcare services
Outro título Por una educación que se mueva como las mareas e inunde los cotidianos de los servicios de salud
Autor Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Félix, Jeane
Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
Resumo Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem.
Abstract We proposed to reflect on care and management practices within healthcare, by taking these to be well-dated social practices. Through placing ourselves at the intersection between the fields of education and healthcare, and, within these, in the field of studies on the body, we showed that healthcare practices comprise cultural pedagogies from which certain meanings and behaviors are prescribed, but also through which meanings and new practices that shift, bifurcate and question these prescriptions are constructed. In other words, here we take the field of healthcare to be a territory both for teaching (pedagogical-bodily formatting) and for learning (experimentation of singular ways of doing and saying things regarding healthcare); and we take care and management within healthcare to be an assembly (bodily) of conflicting parts between some forms of subjection and experimentation forces, from which healthcare practices are woven.
Resumen Proponemos la reflexión sobre prácticas de cuidado y de gestión en salud, entendiéndolas como prácticas sociales ya existentes hace tiempo. Nos situamos en el cruce entre las áreas de la educación y salud y, en ellas, de los estudios sobre el cuerpo, señalamos prácticas de salud como pedagogías culturales a partir de las cuales se prescriben determinados sentidos y conductas, pero también por medio de las cuales se construyen sentidos y acciones inéditos que desplazan, bifurcan y ponen en tela de juicio tales prescripciones. Dicho de otra forma, entendemos aquí el campo de la salud como un territorio de enseñanza (formatos pedagógico-corporales) pero también de aprendizajes (experimentaciones de formas singulares en el hacer y decir de la salud) y el cuidado y la gestión de salud como un montaje (corporal) conflictivo entre formas de sujeción y fuerzas de experimentación a partir de las cuales se tejen las prácticas de salud.
Contido em Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 47 (out./dez. 2013), p.859-871
Assunto Educação em saúde
Educação permanente
Gestão em saúde
[en] Body
[en] Continuing education
[en] Cultural pedagogy
[en] Healthcare practices
[en] Healthcare work processes
[es] Cuerpo
[es] Educación permanente
[es] Pedagogías culturales
[es] Prácticas de salud
[es] Procesos de trabajo en salud
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/89698
Arquivos Descrição Formato
000912031.pdf (79.94Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.