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De volta ao Passo da Guanxuma : espaço, representação e construção narrativa na obra de Caio Fernando Abreu

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De volta ao Passo da Guanxuma : espaço, representação e construção narrativa na obra de Caio Fernando Abreu

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Título De volta ao Passo da Guanxuma : espaço, representação e construção narrativa na obra de Caio Fernando Abreu
Autor Marques, Marcia Cristina Roque Corrêa
Orientador Zilberman, Regina
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Abreu, Caio Fernando 1948-1996.
Espaço
Literatura brasileira
Literatura sul-rio-grandense
Narrativa
Representação
[en] Narrative
[en] Representation
[en] Space
Resumo O presente trabalho visa compreender a obra de Caio Fernando Abreu, considerando a representação do espaço e das personagens e sua construção narrativa. Para este estudo, foram analisados dois romances do autor, “Limite Branco” e “Onde Andará Dulce Veiga?” e as coletâneas de contos, “O Ovo Apunhalado” e “Morangos Mofados”. Durante as análises, verificou-se que a representação do espaço é elemento de suma importância nas obras do escritor, principalmente no que tange à permanência da representação de espaços edênicos, nos quais as personagens buscam conforto em oposição a espaços nos quais se sintam isoladas e sem raízes. Estes espaços, frequentemente, colocam em oposição o elemento natural e o espaço urbano. Verificou-se também que o recorte de representação das personagens privilegia sujeitos anônimos e sem expressão social relevante, considerando sua capacidade de produção no sistema capitalista. Além disso, a construção narrativa privilegia o ponto de vista destas personagens, seja dando-lhes voz para narrarem diretamente seus dilemas, seja construindo narradores simpáticos a estes dilemas. Desta forma, alinha-se a narrativa de Caio à vertente pós-moderna da narrativa brasileira, considerando o fato de que Caio inova nos temas, interditos nos momentos históricos nos quais foram concebidos, e no ponto de vista narrativo. Outra questão observada ao longo deste trabalho foi a retomada em “Onde Andará Dulce Veiga?" de temas deixados inconclusos em seu romance de estreia, “Limite Branco”, tornando possível a consideração de que a jornada da personagem Mauricio, do primeiro romance, é concluída pelo jornalista do último. Entre estas duas obras, as análises dos livros de contos evidenciaram que as temáticas do primeiro romance permaneceram na obra do escritor, evoluindo até que se concretizasse o eixo principal de sua ficção: a busca de si.
Abstract This work aims at understanding the work by Caio Fernando Abreu, considering the representation of space and characters and the narrative construction employed by the author. In this work, his two novels, “Limite Branco” and “Onde Andará Dulce Veiga?” were analysed, as well as his short stories volumes, “O Ovo Apunhalado” and “Morangos Mofados”. Throughout the analysis, it was noticed that the representation of space is utterly important for his work, mainly when one considers the repetition of the representation of edenic spaces, in which the characters search for comfort, in opposition to spaces in which they feel isolated and rootless. These spaces frequently confront the nature and the urban element. It was also noticed that the author’s choice for representing his characters highlight anonymous people, with no social relevance when considering their capacity to produce wealth in the capitalist system. Besides this, the narrative construction focus on these characters points of view, either giving them voice so that they can tell their dilemmas, or building up narrators who are sympathetic to such dilemmas. Thus, the narrative of Caio Fernando Abreu can be considered as part of the post-modern stream in Brazilian Literature, considering the fact that the author is innovative regarding subjects which were forbidden at the time when he wrote his works and also regarding the construction of point of view. Another point of analysis was the similarities between his last novel, “Onde Andará Dulce Veiga?”, and his first one, “Limite Branco”, seeming that the author gets back to subjects which were left open. In this way, it is possible to consider that the life trajectory of Mauricio, the main character of his first novel, is concluded by the journalist from his last one. Between these two novels, the analysis of his short stories made it clear that the themes of his first work were permanent on the writings by the author, evolving up to the point at which the main dilemma of his fiction could be solved: the search for the self.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/90165
Arquivos Descrição Formato
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