Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Porto dapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-11T01:52:39Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/93273pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a identificação e a analise de alguns fatores que geram dificuldades de aprendizagem dos conceitos de função, continuidade e infinito, presentes nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Relacionam-se a essas dificuldades às fragilidades presentes no ensino médio e busca-se uma reconstrução histórica destes conceitos, visando à constituição de uma proposta de ensino que auxilie os alunos a compreenderem concepções tão abstratas, complementando, dessa forma, o atual ensino de funções. Com o objetivo de verificar a aceitação e viabilidade dessa prática, realizam-se entrevistas com três professores, dois do ensino médio e um do ensino superior. Assim, a análise final, centrada nas possibilidades de abordagem no ensino médio de conceitos básicos para a aprendizagem do cálculo diferencial e integral, articula as respostas dos professores ao referencial teórico pesquisado.pt_BR
dc.description.abstractIn this work is proposed the identification and analysis of some factors that generate learning difficulties of function concepts, continuity and infinite, present in the disciplines of differential and integral calculus. Related to this difficulties have the weaknesses present in the high school and by looking up for a historical reconstruction of these concepts, in order to constitute a teaching proposal that can be applied to provide subsidies that help students understand these concepts so abstract, complementing the actual teaching of function. With the proposal of verify the acceptation and viability of this practice, we perform interviews with three professors, two of them work in high school, and the other in college. Then, the final analysis, focused in the possibilities of approach in high school, basics concepts for the differential and integral calculus learning, articulates the teacher answers with the researched theoretical referential.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfinityen
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectCalculusen
dc.subjectInterviewsen
dc.titlePensando no infinito para entender cálculo : uma visão de professores sobre a introdução ao cálculo no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914069pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples