Repositório Digital

A- A A+

Os critérios de noticiabilidade: Gabriel Medina, a nova “onda” do surfe mundial

.

Os critérios de noticiabilidade: Gabriel Medina, a nova “onda” do surfe mundial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os critérios de noticiabilidade: Gabriel Medina, a nova “onda” do surfe mundial
Autor Borges, Luiza
Orientador Franzoni, Sabrina
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo.
Assunto Jornalismo esportivo
Medina, Gabriel
Surfe
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar quais os critérios de noticiabilidade foram utilizados pelo portal de notícias “Estadão” (versão online do jornal impresso Estado de S. Paulo) para publicar matérias sobre o surfe. O esporte, que até então não recebia a devida atenção do veículo, ganhou espaço devido o destaque do jovem atleta Gabriel Medina. Os paradigmas foram quebrados. Utilizamos como metodologia a Análise de Conteúdo. Através deste método, conferimos quais foram os critérios que o jornal adotou para publicar sobre este esporte. Reunimos todas as matérias em que Medina foi citado no Estadão no ano de 2011 e chegamos a um total de 12 objetos. Analisamos todos os textos e identificamos quais critérios foram utilizados para transformar a informação em notícia. O atleta Gabriel Medina destacou-se no surfe, tornando-se uma revelação ao conquistar títulos inéditos e vencer surfistas conceituados no esporte. Com base neste fato junto à análise feita nas matérias publicadas pelo portal de notícias, concluímos que foram os critérios novidade e relevância os mais influentes para que o Estadão quebrasse o paradigma na editoria de esporte, abrindo espaço para o surfe. O que também foi percebido com a ausência do critério periodicidade na análise realizada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/94428
Arquivos Descrição Formato
000913806.pdf (276.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.