Repositório Digital

A- A A+

O ensino de português brasileiro na Costa Rica em 2013 : razões para o seu aprendizado

.

O ensino de português brasileiro na Costa Rica em 2013 : razões para o seu aprendizado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino de português brasileiro na Costa Rica em 2013 : razões para o seu aprendizado
Autor Pires, Fernando Prudêncio
Orientador Bevilacqua, Cleci Regina
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Assunto Costa Rica
Ensino de língua portuguesa
Lingua portuguesa (lingua estrangeira)
[es] Enseñanza
[es] Lengua portuguesa
[es] Portugués para extranjeros
Resumo A monografia realiza um recorte sobre a situação do ensino de língua portuguesa em San José, capital da Costa Rica, no ano de 2013. O objetivo é investigar se ocorreu uma maior busca pela aprendizagem de língua portuguesa nos últimos anos e, em caso afirmativo, mapear as causas, tanto internas quanto externas, para tal fenômeno. A escolha do tema justifica-se por tratar diretamente do mercado de trabalho ao qual se dirige o egresso do curso de Letras. Para a coleta dos dados, foram feitas entrevistas com estudantes e professores de língua portuguesa, além de coordenadores de cursos onde o ensino de tal língua é oferecido. As entrevistas são analisadas ao final do trabalho e apontam na direção de que o crescente interesse pela aprendizagem de língua portuguesa é uma consequência da estabilidade econômica atingida pelo Brasil na última década.
Resumen Este trabajo hace un recorte sobre la situación de la enseñanza de lengua portuguesa en San José, capital de Costa Rica, en el año de 2013. El objetivo es investigar si hubo un aumento en la demanda por el aprendizaje de lengua portuguesa en los últimos años y, en caso de que eso sea afirmativo, mapear las causas, tanto internas cuanto externas, para tal hecho. La elección del tema se justifica por abordar directamente el mercado laboral en el que ingresa el egresado de la carrera de Letras. Para la recogida de datos, se hicieron encuestas con estudiantes y profesores de lengua portuguesa, además de coordinadores de cursos en los que se ofrece dicha enseñanza. Se analizaron las entrevistas al final del trabajo y estas apuntan que el creciente interés por el aprendizaje de lengua portuguesa es una consecuencia de la estabilidad económica lograda por Brasil en la última década.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95016
Arquivos Descrição Formato
000916912.pdf (515.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.