Repositório Digital

A- A A+

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) em quatro escolas da rede municipal de porto Alegre

.

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) em quatro escolas da rede municipal de porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) em quatro escolas da rede municipal de porto Alegre
Autor Viegas, Maria Fernanda da Silva
Orientador Simões, Luciene Juliano
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Biblioteca escolar
Literatura infantojuvenil
Programa Nacional Biblioteca da Escola.
Resumo Este trabalho tem como principal objetivo analisar o impacto do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O programa analisado distribui acervos – especialmente de livros literários – para compor as bibliotecas de todas as escolas públicas brasileiras. A necessidade de co nhecer as interpretações das políticas públicas no contexto de prática justifica este trabalho. Stephen Ball alerta para o fato de que a implementação de políticas públicas passa pelas interpretações dos agentes locais, o que faz com que a análise do impacto dessas políticas seja fundamental para que de fato gerem mudanças sociais – tanto estruturais, quanto na promoção da justiça social. A promoção da justiça social, no contexto do PNBE, se dá pelo potencial formador do texto literário, que colabora para a ampliação da visão de mundo do sujeito em formação (FERREIRA, 2012). A geração de dados foi feita em duas visitas a cada escola para observação da biblioteca e entrevista com as bibliotecárias. A partir da análise das notas de campo e da transcrição das entrevistas, constatou-se que todas as escolas recebiam acervos do PNBE, dispunham de bibliotecas equipadas para o armazenamento dos livros e promoviam algumas atividades escolares. Entretanto, viu-se a dificuldade no gerenciamento dos acervos escolares e na promoção de atividades de formação de leitores literários.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95020
Arquivos Descrição Formato
000916752.pdf (1.543Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.