Repositório Digital

A- A A+

Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais

.

Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
Autor Rodrigues, Bruno Coelho
Orientador Schoffen, Juliana Roquele
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino
Leitura
Língua adicional
Língua espanhola
Língua portuguesa
[es] Aprendizaje
[es] Enseñanza
[es] Escritura
[es] Español
[es] Hispanohablantes
[es] Lectura
[es] Lengua adicional
[es] Portugués
Resumo Esta monografia visa a contribuir para a discussão de critérios para a elaboração de materiais didáticos para ensino de português como língua adicional direcionado a hispanofalantes através da proposta de uma unidade didática para o ensino de leitura e escrita em níveis iniciais. Abordo o trabalho com leitura e escrita partindo do pressuposto de que, diferentemente do que ocorre em outros contextos de ensino, é possível exigir mais dos aprendizes hispanofalantes em níveis iniciais em termos de compreensão e produção em razão da proximidade entre as línguas portuguesa e espanhola. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como ação social, proponho e analiso a unidade didática Turismo no Brasil, elaborada para compor os recursos pedagógicos do Nível I do curso de português da instituição de ensino colombiana Fundación Universitaria Del Área Andina. Na elaboração e análise do material, considerei o construto teórico, estabelecido de acordo com o uso da linguagem associado à perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso, e as especificidades do ensino de português para falantes de espanhol.
Resumen Esta monografía busca a contribuir para la discusión de criterios para elaboración de materiales didácticos para la enseñanza del portugués como lengua adicional dirigido a hispanohablantes a partir de la propuesta de una unidad didáctica para la enseñanza de lectura y escrita en niveles iniciales. Abordo el trabajo con lectura y escritura en niveles iniciales partiendo de la suposición de que, diferentemente de lo que ocurre en otros contextos de enseñanza, es posible exigir más de los alumnos hispanohablantes en niveles iniciales en términos de comprensión y producción en razón de la similitud entre las lenguas portuguesa y la española. A partir de una perspectiva teórica que concibe el lenguaje como acción social, propongo y analizo la unidad didáctica “Turismo no Brasil”, elaborada para componer los recursos pedagógicos del Nivel I del curso de portugués de la institución colombiana Fundación Universitaria del Área Andina. La elaboración y análisis del material consideraron el marco teórico, establecido de acuerdo con el uso del lenguaje asociado a la perspectiva bakhtiniana de géneros del discurso, y las particularidades de la enseñanza de portugués para hablantes de español.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95041
Arquivos Descrição Formato
000917343.pdf (1.609Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.