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Jogo sensorial como estímulo à criatividade para crianças deficientes visuais

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Jogo sensorial como estímulo à criatividade para crianças deficientes visuais

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Título Jogo sensorial como estímulo à criatividade para crianças deficientes visuais
Autor Ikuta, Mariana Yatsuda
Orientador Silva, Regio Pierre da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Assunto Crianças
Criatividade
Deficientes fisicos
Design
Jogos
[en] Creativity
[en] Game design
[en] Sensorial design
[en] Visually impaired children
Resumo Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Design Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul consiste no desenvolvimento do projeto de jogo sensorial para crianças com deficiência visual de 6 a 8 anos. O trabalho tem como objetivo principal estimular sua criatividade e contribuir para o seu desenvolvimento. A sua primeira etapa (TCC1) consiste do planejamento do projeto; da fundamentação teórica sobre a deficiência visual, sobre o desenvolvimento infantil e sobre conceitos de design; da pesquisa exploratória de visitas e entrevistas; da especificação de projeto; e, por fim, da conceituação do projeto. A segunda etapa deste trabalho (TCC2) consiste do desenvolvimento de alternativas baseadas em definições e informações coletadas no TCC1; criação de protótipos; testes e experimentações; e por fim na finalização gráfica e de construção e execução do jogo.
Abstract This Course Graduation Project (TCC) in Visual Design of the Federal University of Rio Grande do Sul consists of the development of a sensorial project for children 6 to 8 years old who are visually impaired. This project’s main goal is to stimulate creativity and help to improve their development. The first step (TCC1) consists of: project planning; theoretical foundation on visual impairment, child development and design concepts; exploratory research, with visits and interviews; and the project specifications and the conceptual project. The project's second step (TCC2) focuses on: the development of multiple ideas based on the information collected throughout TCC1; prototyping; testing and evaluating; and finally obtaining a graphic solution and the construction and execution of the finalized game.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95531
Arquivos Descrição Formato
000917886.pdf (14.52Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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