Repositório Digital

A- A A+

Pais e filhos e a modernidade tecnológica

.

Pais e filhos e a modernidade tecnológica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pais e filhos e a modernidade tecnológica
Autor Vivian, Luana
Orientador Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Família
Tecnologia
[en] Digital natives
[en] Family
[en] Learning
[en] Technology
Resumo O tema desta monografia, “Pais e filhos e a Modernidade Tecnológica”, veio de um entusiasmo e de uma curiosidade em querer saber como são construídas as vivências entre pais e filhos em relação à tecnologia, principalmente na família, percebendo também os benefícios que as mídias trazem no meio familiar, em termos de aprendizagem. A todo o momento obtém-se uma relação de aprendizagem, entre a tecnologia e os suportes que ela nos oferece. Ao apreciar este trabalho você conseguirá perceber que um trabalho feito em um computador e o prazer no manuseio deste meio de comunicação pode se tornar uma diversão e gerar aprendizagem. As mídias favorecem, se bem utilizadas, o bom convívio da família e a riqueza da imaginação, podendo originar a harmonia mental e social de cada indivíduo. Destaco a importância do saber tecnológico vivenciado pelos pais, na busca de conhecimentos favoráveis à educação de seus filhos, fundamentalmente com base nas tecnologias existentes. A busca por mudanças na era digital ocorre constantemente, por isso, os pais devem se aprimorar, para poderem estar vinculados ao desenvolvimento e aprendizado digital de seus filhos. Cada vez mais os Nativos Digitais estão tomando conta do mundo globalizado, atraem-se pela tecnologia desde pequenos e tratam de aprender a cada ano que passa, pois, a revolução tecnológica não para e eles continuam se adequando as novidades que chegam, transformando essa aventura digital em conhecimento. Essas mudanças que estão ocorrendo na vida destes pequenos através da tecnologia, podem trazer avanços significativamente eficazes, sabendo que o computador é necessário ao cotidiano intelectual da vida humana. Contudo, a presença do computador em casa no século XXI somente assegura um bom processo de ensino-aprendizagem se a interação e a mediação entre pais e filhos ocorre de maneira civilizada e consciente, valorizando desta maneira, o afeto, o qual, deve andar paralelamente aos avanços das redes de comunicação virtuais.
Abstract The theme of this monograph, "Fathers and Sons and Technological Modernity", came from an enthusiasm and curiosity in wondering how experiences are built between parents and children in relation to technology, especially in the family, also realizing the benefits that the media bring in the family, in terms of learning. At any time you get a learning relationship between technology and the media that it offers us. In assessing this job you get to realize that a job done on a computer and pleasure in handling this medium can become a fun and generate learning. The media favor, if well used, good family living and wealth of imagination which can cause mental and social harmony of the individual. Highlight the importance of technological knowledge experienced by parents in the pursuit of knowledge in favor of their children's education, fundamentally based on existing technologies. The search for changes in the digital age occurs constantly, so parents should improve so that they can be linked to the development of digital learning and their children. Increasingly Digital Natives are taking care of the globalized world, attracting up technology from small and learn to deal with each year that passes, because the technological revolution, and they continue to not suiting up for news arriving, making this adventure digital knowledge. These changes that are occurring in the lives of these little ones through technology significantly advances can bring effective, knowing that the computer is necessary to the daily intellectual life. However, the presence of a computer at home in Century XXI only ensures a good teaching-learning process is the interaction and mediation between parents and children takes place in a civilized manner and conscious valuing this way, the affection, which must go alongside the advances in virtual communication networks.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95682
Arquivos Descrição Formato
000916143.pdf (531.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.