Repositório Digital

A- A A+

O uso das tecnologias em projetos sociais como ferramenta de inclusão social

.

O uso das tecnologias em projetos sociais como ferramenta de inclusão social

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das tecnologias em projetos sociais como ferramenta de inclusão social
Autor Costa, Lucia de Fátima Silva da
Orientador Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Inclusão social
Projeto social
Tecnologia
Resumo Com os avanços tecnológicos disponíveis para sociedade as escolas, a sociedade, as ONGs, os projetos sociais viram-se com a incumbência de trazer estas tecnologias para dentro de seu espaço, desta forma busca-se investigar os projetos sociais que utilizam as TIC como ferramenta de Inclusão social no contexto escolar. A presente pesquisa analisou a utilização das Tecnologias em projetos sociais como ferramenta de apoio a inclusão social. O estudo teve como objetivos; Analisar os projetos sociais que utilizam as TIC como ferramenta de apoio e inclusão social; levantar junto a escola os projetos sociais que utilizam as TIC visando à inclusão social, Pesquisar junto aos professores a importância da utilização das TIC por meio de projetos sociais e analisar e sugerir recomendações para aperfeiçoar as metodologias de trabalho em projetos sociais com vistas a utilização da TIC no seu contexto social. A utilização da TIC está disseminada nos diversos ambientes dentre estes a escola. Assim sendo este estudo justifica-se de alguns questionamentos que inquietam a autora desta pesquisa em sua vaga experiência como educadora em projetos sociais desenvolvidos em escolas da rede pública e ONGs situadas em bairros com auto índice de vulnerabilidade social na cidade de Porto Alegre. Sendo assim busca-se saber se as TIC estão integradas ao cotidiano dos. A presente pesquisa analisou a utilização das Tecnologias em projetos sociais como ferramenta de apoio a inclusão social. Nesta análise, consideraram-se as possibilidades que as TIC podem trazer para os sujeitos inseridos nos projetos sociais. Foi realizado um estudo quantiqualitativo, após um levantamento bibliográfico buscando verificar os dados obtidos e os projetos analisados, foram geradas hipóteses para contribuir com os projetos sociais com vistas a utilização das TIC no contexto social.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95683
Arquivos Descrição Formato
000916155.pdf (2.133Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.