Repositório Digital

A- A A+

A utilização das redes sociais por professores e alunos : uma potencialidade ainda pouco utilizada

.

A utilização das redes sociais por professores e alunos : uma potencialidade ainda pouco utilizada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização das redes sociais por professores e alunos : uma potencialidade ainda pouco utilizada
Autor Cantelli, Angélica
Orientador Costa, Janete Sander
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador na educação
Mídia
Redes sociais
Resumo O presente trabalho procurou demonstrar a necessidade e a importância da interatividade entre professores e alunos através do uso das redes sociais dentro e fora das salas de aula, de forma a conscientizar os professores nas vantagens e no ganho de qualidade na utilização das redes sociais como novo método de aprendizagem, para que se concretize a formação de uma nova padronização do estudo acadêmico, deixando de lado o processo de aprendizagem somente baseado na repetição. O método de abordagem de estudo utilizado foi o método dialético, uma vez que se se utilizou o raciocínio e a comparação através de argumentação e contra argumentação das questões apresentadas, confrontando o projeto de aprendizado através da utilização de redes sociais com a impossibilidade frente à desigualdade social e o desinteresse parcial ou total dos alunos. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro diz respeito a um rápido estudo sobre o delineamento histórico da educação e a modernidade do século XXI, tal como a expansão das mídias frente às novas tecnologias de informação e a incorporação na vida em sociedade de novos dispositivos portáteis; o segundo capítulo abordou aspectos importantes quanto à transição do ensino fundamental para o ensino moderno, bem como o diálogo aberto entre educadores e educandos através do uso das redes sociais e a abordagem de métodos incorretos utilizados por professores em busca de se adequarem as novas tecnologias; e, no terceiro e último capítulo, foi abordada a proposta de aprendizado curricular e extracurricular através do uso das redes sociais, de forma que as escolas venham criar meios de se apropriar dessa ferramenta, utilizando-a de maneira pedagógica.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95738
Arquivos Descrição Formato
000911687.pdf (917.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.