Repositório Digital

A- A A+

Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas

.

Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
Autor Van de Zand, Evonete Dalla Corte
Orientador Geller, Marlise
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Biologia
Material didático digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Biological sciences
[en] Educational process
[en] Information and communication technologies
Resumo Denota-se a importância da ciência e da tecnologia no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto do uso de ferramentas no processo educacional na vida dos indivíduos sociais. Neste sentido, revela-se a problemática de como os professores da área de Ciências Biológicas percebem a utilização das tecnologias da informática e da comunicação, em especial, o Cmap tools. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo destacar que a prática das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de Ciências Biológicas, como ferramenta pedagógica, é importante para exercer um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, incentivando o uso da tecnologia e do Cmap Tools. Para contemplar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através de um questionário direcionado aos professores sobre a utilização das tecnologias. Exploram-se diversas formas para atender aos desafios da sociedade tecnológica e globalizada, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, aliadas a metodologias com objetivos definidos e elegendo as tecnologias como elemento integrador entre a disciplina de Ciências e o contexto sociocultural. Em adição, este estudo procura refletir sobre o papel do professor frente às tecnologias, a importância do uso do computador, a cultura digital e o impacto nas formas de ensinar e aprender ciências por meio do software Cmap Tools, na construção de mapas conceituais. A análise dos questionários aplicados aos professores aponta que os mesmos se mostram otimistas e são usuários das tecnologias no ensino de Ciências, considerando seus conhecimentos e os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas.
Abstract The importance of science and technology are in the process of transformation that characterized the contemporary world, among others, by the impact of the use of tools in the educational process in the lives of individuals. Under the problems of how the Biological Sciences area teachers perceive the use of computer and communication technologies, in particular, the Cmap tools, encouraging their use. In this way, the research aims to point out that the practice of communication and information technologies in teaching Biological Sciences, as a pedagogical tool, it is important to engage in a process of quality teaching and learning, encouraging the use of technology and the Cmap Tools. For such purpose, a qualitative and quantitative-oriented research, through a questionnaire directed to teachers on the use of technologies. Explore a number of ways to meet the new challenges of technological and globalized society, highlighting the need for development of innovative pedagogical practices, coupled with defined objectives and methodologies with technologies such as integrator element between the discipline of Science and the socio-cultural context. In addition, this study seeks to reflect on the role of the teacher in the face of technologies, the importance of computer use, digital culture and the impact on ways to teach and learn science through Cmap Tools software, in the construction of concept maps. Also inserts this data in the current context, through an analysis of a questionnaire applied to teachers, who are optimists and users of technologies in Science education, within their skills and technological resources available in schools.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95840
Arquivos Descrição Formato
000913839.pdf (461.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.