Repositório Digital

A- A A+

MundBIS : um projeto educacional construído através das mídias

.

MundBIS : um projeto educacional construído através das mídias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título MundBIS : um projeto educacional construído através das mídias
Autor Moreira, Denise Wolffenbüttel
Orientador Moresco, Silvia Ferreto da Silva
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Competências
Interdisciplinaridade
Projeto de ensino
Resumo A presente monografia relata o desenvolvimento do Projeto MundBIS em um Colégio Estadual de Ensino Médio e Fundamental, durante o ano de 2011. O objetivo do projeto é simular uma Assembléia das Nações Unidas, que busca construir um documento consensual visando a redução das emissões de CO2 no meio ambiente. Busca-se verificar as contribuições das mídias no processo de ensino e aprendizagem, e seu papel no desenvolvimento do projeto. Neste sentido, fez-se um breve relato sobre o Protocolo de Kyoto e as questões ambientais relacionadas a ele. Relatou-se as abordagens e atividades interdisciplinares, e como as mídias foram utilizadas e sua contribuição no processo de construção de conhecimentos. Os dados foram coletados durante e após a realização do projeto, seja através da análise das atividades realizadas, da observação da participação dos alunos, da análise e tabulação da avaliação realizada pelos alunos para esta finalidade. Também foram analisadas as falas de professoras que participaram, colhidas através de entrevistas. Realizou-se uma investigação de natureza aplicada, conforme uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos técnicos do tipo estudo de caso. Como resultado deste estudo foi possível constatar que o Projeto MundBis contribuiu no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Os alunos desenvolveram conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Verificou-se a importância da afetividade no desenvolvimento do projeto. A relação aluno-professor se fortalece através do uso da internet.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95850
Arquivos Descrição Formato
000913677.pdf (2.591Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.