Repositório Digital

A- A A+

Utilização de livros digitais falados como ferramenta de auxílio aos portadores de necessidades educativas especiais no processo de leitura : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy

.

Utilização de livros digitais falados como ferramenta de auxílio aos portadores de necessidades educativas especiais no processo de leitura : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização de livros digitais falados como ferramenta de auxílio aos portadores de necessidades educativas especiais no processo de leitura : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
Autor Schnidger, Deise Esmerio
Orientador Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Leitura
Livro eletrônico
Portador de deficiência
Software educacional
Resumo O presente trabalho trata como assunto o uso de Livros Digitais Falados (Digital Talking Books) como ferramenta de auxílio à leitura para Portadores de Necessidades Educativas Especiais. A pesquisa partiu do seguinte problema: “De que forma o trabalho com livros digitais falados pode auxiliar no processo de alfabetização dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais com dificuldades de leitura?”. Com a finalidade de resolver este problema foi realizada uma contação de história com alunos do módulo de alfabetização da Escola Especial Rodolfo Schlieper e APAE da cidade de Canela utilizando como recurso o software de Tecnologia Assistiva MecDaisy. A aplicação da atividade ocorreu no período de setembro a novembro, utilizando duas aulas de informática mensais com duração de 2 horas cada, mais 1 hora de leitura semanal na sala de aula com a professora regente. As atividades ocorreram em três etapas distintas, sendo que a primeira envolveu a instalação e configuração de ajustes no software, seleção e instalação das histórias no diretório, audição das histórias escolhidas por votação e decisão por uma história. A segunda etapa envolveu a leitura do livro impresso em sala de aula com o auxílio da professora regente da turma e a terceira etapa abordou a leitura e identificação de palavras em trechos da história no software na sala de informática. Após a realização da Etapa I foram observados os seguintes resultados: todos os 9 alunos ficaram entusiasmados com a proposta de ‘o computador’ contar uma historinha; a interface do software agradou os alunos; o fato de ser reproduzido o texto, áudio e imagens juntos atraiu de forma significativa a atenção dos alunos; todos avaliaram a atividade de forma positiva. A etapa II revelou os seguintes resultados: os alunos gostaram de receber uma cópia da história em mãos; a professora regente aprovou a história e demonstrou dedicação para realizar o trabalho de leitura com os alunos em sala de aula; os alunos ficaram entusiasmados em descobrir novas palavras para o seu vocabulário; os alunos ficaram contentes em poder colorir as imagens da história; os alunos demonstraram mais curiosidade e interesse nas aulas após o trabalho com a história; os alunos foram capazes de escrever um maior número de palavras no caderno após a realização da atividade. A Etapa III foi decisiva para o sucesso do projeto. Os alunos adaptaram-se com facilidade ao uso da caneta na lousa digital. A cor e o tamanho das letras facilitaram a leitura das palavras no software. Os colegas fizeram questão de ajudar uns aos outros. Quatro dos nove alunos conseguiram ler de um a dois parágrafos. Três alunos conseguiram identificar algumas letras principalmente vogais, localizar palavras decoradas e adivinhar outras. Dois alunos não conseguiram ler, reconhecer letras, nem adivinhar e localizar palavras. A partir deste trabalho concluiu-se que os Livros Digitais Falados influenciam na aprendizagem desses alunos, pois tem a vantagem de reunir som, texto e imagem, sendo muito interessantes não só para pessoas com dificuldade de visão, mas pessoas com dificuldade de leitura e escrita.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95927
Arquivos Descrição Formato
000913471.pdf (1.322Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.