Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLucas, Maria Elizabeth da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVelásquez Cuartas, Marcelapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-06T02:07:14Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96175pt_BR
dc.description.abstractO seguinte estudo etnográfico versa sobre as relações nas performances musicais de chirimía, conjunto musical instrumental representativo das comunidades negras da cidade de Quibdó- Chocó (Colômbia). No processo de produção cultural onde se configura a chirimía evidenciam-se relações de gênero tensas que se expressam como um elemento transversal das performances musicais deste conjunto musical. Dita produção cultural desenvolve-se principalmente através de dois âmbitos, o público e o doméstico, que dão lugar a uma dualidade constitutiva própria das práticas musicais e sonoridades negras de Quibdó. Nesse processo as sonoridades femininas se cristalizam nos espaços domésticos enquanto que as sonoridades masculinas no público, materializado nos conjunto musicais de chirimía. Essa situação nos leva a propor como pergunta de investigação de quê modo opera essa tensão de gênero na performatividade e a prática musical da chirimía em Quibdó? Do mesmo modo este estúdio nos convida a refletir a partir das trajetórias pessoais e musicais de três mulheres instrumentistas as possíveis reconfigurações da produção cultural da cidade.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio etnográfico versa sobre las relaciones de género en las performances musicales de chirimía, conjunto musical instrumental representativo de las comunidades negras de Quibdó-Chocó (Colombia). En el proceso de producción cultural donde se configura la chirimía, se evidencian relaciones de género tensas que se expresan como un elemento transversal de las performances musicales de este conjunto musical. Dicha producción cultural se desarrolla principalmente a través de dos ámbitos, el público y el domestico, que dan lugar a una dualidad constitutiva propia de las prácticas musicales y sonoridades negras de Quibdó. En ese proceso, las sonoridades femeninas se cristalizan en los espacios domésticos, mientras que las sonoridades masculinas en lo público, materializado en los conjuntos musicales de chirimía. Esa situación nos lleva a plantear como pregunta de investigación ¿De qué modo opera esa tensión de género en la performatividad y la práctica musical de la chirimía en Quibdó? Igualmente, este estudio nos invita a reflexionar a partir de las trayectorias personales y musicales de tres mujeres instrumentistas, las posibles reconfiguraciones de la producción cultural de la ciudad.es
dc.description.abstractThis ethnographic study is about gender relations in chirimía musical performances, an instrumental music group representative of black communities in Quibdó- Chocó (Colombia). Inside the process of cultural production, where the chirimía takes place, emerge tense gender relations as a transversal element of the musical performances. This cultural production is developed mainly through domestic and public spaces that generate the constitutive duality of musical practices and black sonorities in Quibdó. In this process, female sonorities are crystalized in domestic spaces, while male sonorities emerge in public spaces, materialized in chirimia music group scenarios. This situation take us to the next research question: how does this gender tension operate during the musical performances and practices of chirimía in Quibdó? Additionally, this study invite us to think about the musical and personal trajectories of three women instrumentalists, about possible reconfigurations of cultural production in the city.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelaciones de géneroes
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectAntropologia culturalpt_BR
dc.subjectConjunto de chirimíaes
dc.subjectPerformance musicales
dc.subjectAntropologia da músicapt_BR
dc.subjectPerformatividades
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectSonoridades negrases
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectPrácticas musicales de Quibdó-Chocó (Colombia)es
dc.subjectColômbiapt_BR
dc.subjectGender relationsen
dc.subjectChirimiaen
dc.subjectMusical performancesen
dc.subjectPerformativityen
dc.subjectBlack sonoritiesen
dc.subjectMusical practices in Quibdó-Chocó (Colombia)en
dc.titleNiña que el clarinete es solo pa'hombres : performance e relações de gênero nos conjuntos de Chirimia em Quibdó-Chocó (Colômbia)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918619pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples