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A influência do composto de marketing no consumo de e-books : uma pesquisa nas universidades de Porto Alegre

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A influência do composto de marketing no consumo de e-books : uma pesquisa nas universidades de Porto Alegre

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Título A influência do composto de marketing no consumo de e-books : uma pesquisa nas universidades de Porto Alegre
Autor Flesch, Felipe
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Consumo
Livro eletrônico
[en] Consumer behavior
[en] Digital book
[en] E-book
[en] Marketing mix
Resumo O presente estudo busca analisar o consumo de E-books pelos estudantes universitários dos cursos de Medicina e Administração de Porto Alegre, sob a perspectiva dos “4 Ps” (Preço, Produto, Praça e Promoção) do Composto de Marketing. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com duas etapas, uma qualitativa, baseada em entrevistas em profundidade, outra quantitativa, através de um questionário. Nas entrevistas em profundidade foram entrevistados 8 graduandos que tinham o perfil da amostra, para entender melhor as motivações e o comportamento de compra dos estudantes universitários. Em seguida foram aplicados 310 questionários em quatro importantes Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre (UFRGS, UFCSPA, PUC-RS e ESPM). Conclui-se deste estudo, que o mercado de E-books no Brasil ainda está em fase inicial de desenvolvimento e ainda é muito desconhecido tanto por parte das Editoras e Livrarias, quanto pelos consumidores. Para que este cenário mude é necessário ações e estratégias de preço, distribuição e divulgação dos E-books por parte das Livrarias e, principalmente, das Editoras.
Abstract This study aims to analyze the E-book buying habits of HiEd students of Medicine and Management courses in Porto Alegre, from the perspective of the "4 Ps" (Price, Product, Place and Promotion) of the Marketing Mix. To achieve this goal, a two-stage exploratory study was conducted, the first one being qualitative, based on interviews, and the second one being quantitative, through a survey. In the qualitative stage eight students, who had the profile of the sample, were interviewed so that their motivations and buying behaviour could be better understood. Therefore, 310 questionnaires were applied in four major institutions of higher education in Porto Alegre (UFRGS, UFCSPA, PUC-RS and ESPM). It can be concluded from this study that the E-books market in Brazil is still in early development and is still unknown to Publishers, Booksellers and Consumers. In order to change this scenario, it is necessary that Publishers prioritize pricing and promotion strategies and work together with the Bookstores to increase the quantity and the variety of E-books in the Market.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96869
Arquivos Descrição Formato
000825123.pdf (1.003Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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