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Música, comunidade e escola : relações vividas por professores não-especialistas em música

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Música, comunidade e escola : relações vividas por professores não-especialistas em música

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Título Música, comunidade e escola : relações vividas por professores não-especialistas em música
Autor Leite, Matheus de Carvalho
Orientador Souza, Jusamara Vieira de
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Comunidade
Educação musical
Escola
Práticas musicais
[en] Community
[en] Music
[en] Musical practices
[en] Non-specialist teacher
[en] School
Resumo O objetivo da pesquisa foi desvelar práticas musicais dos professores na comunidade e na escola, focando as relações entre a música, a escola e a comunidade. A metodologia adotada foi o estudo de caso, tomando como aportes teóricos reflexões de Setton (2010), Forquin (1993), Bozon (2000) e Souza (2012). As práticas musicais dos professores incluem o ato da escuta musical, as preferências musicais, a prática do canto, as experiências com aulas de Música, a prática de tocar ou não um instrumento musical, a participação em atividades musicais, interações com as bandas e conjuntos em atividade na comunidade, a percepção e a inserção em relação aos diferentes espaços onde a música está presente nas comunidades, os profissionais que trabalham com música em sala de aula, o quanto são contextualizadas em sua prática docente em sala de aula as experiências musicais dos alunos e dos professores. Os resultados contribuem para as atuais discussões no Brasil relativas ao contexto da Lei Federal no 11.769, de 2008, a respeito de práticas musicais e pedagógicas de professores nãoespecialistas em Música.
Abstract The objective of this research was to unveil the musical practices of teachers in the community and at school discussing the relationship between music, school and community. The methodology adopted was the case study, taking as theoretical support reflections upon Setton (2010), Forquin (1994), Bozon (2000) and Souza (2012). The musical practices of teachers include the act of music listening, musical preferences, the practice of singing, experiments with music lessons, practice playing a musical instrument or not, participation in musical activities, interactions with bands and ensembles active in community, awareness and inclusion in relation to the different spaces where music is present in communities, professionals who work with music in the classroom, how that in their teaching practice in the classroom musical experiences of students and teachers are contextualized. The results contributes to current discussions in Brazil relating to the context of Federal Law. º to 11.769/08 regarding the musical and pedagogical practices of teachers non-specialist in music.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/97690
Arquivos Descrição Formato
000913893.pdf (4.545Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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