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Dispensador de brinquedos para cães

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Dispensador de brinquedos para cães

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Título Dispensador de brinquedos para cães
Autor Klein, Marília
Orientador Silva, Fábio Pinto da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Assunto Brinquedo
Design de produto
[en] Canine entertainment
[en] Dogs
[en] Product design
[en] Toy
[en] Toy dispenser
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso iniciou com a realização de um projeto informacional, revelando aspectos como a diminuição dos espaços residenciais; o crescimento exponencial do número mundial de cães e os longos períodos em que os donos se ausentam de casa, gerando nos cães, distúrbios comportamentais. Pesquisas apontam que o cão permanece deitado até o retorno do seu dono e também que brinquedos auxiliam a amenizar esses problemas. Além disso, estudos revelam que a visão canina possui mais sensibilidade ao movimento do que a humana. Foram realizadas entrevistas com veterinários, cinólogos e adestradores, que reforçaram os dados levantados ao longo do projeto informacional. Também foram aplicadas entrevistas com donos de cães que reafirmaram os dados da pesquisa e revelaram a falta de interesse dos seus cães pelos brinquedos. A análise de similares revelou que o cão apresenta maior interesse por brinquedos com tendência ao movimento e que liberem som. Considerando as entrevistas com usuários e os requisitos de projeto, foram feitos painéis semânticos que direcionaram ao conceito da ideia do produto, que aponta a importância da novidade, indicando a possibilidade de desenvolvimento de uma linha de produtos. O uso de peças digeríveis também foi apontado como um aspecto relevante para o projeto, assim como o emprego de material não cortante e peças que não possam ser engolidas. Após a criação de alternativas, a seleção contou com o auxílio de veterinários e cinólogos, que expuseram suas impressões considerando o bem-estar canino. A alternativa de ‘dispensador de brinquedos automático’, passou por diversas etapas de seleção e, ao final do processo, o projeto foi validado através de um modelo virtual e um modelo físico. Existe uma grande variedade de brinquedos para cães, mas são raros os que possuem estímulo próprio e, quando possuem, colocam o animal em risco devido ao tipo de componentes empregados. Este projeto desenvolve uma alternativa conferindo movimento a brinquedos diversos, sem colocar o animal em risco.
Abstract This Course Graduation Project strated with an informacional Project revealing aspects such as reduction of residential spaces; the exponencial growth of the worldwide dog population and the long periods in which the owners are not home, developing behavioral disorders in their dogs. Research indicates that the dog stay lay down return of its owner and also that toys help releaf this problems. Furthermore, studies reveal that the dog vision has a great sensitivity to motion than human. Interviews were conducted with veterinarians, trainers and cynologists, which reinforced the data gathered during the informational project. Also interviews were held with dog owners who reaffirmed the research data and revealed the lack of interest by their dogs on its toys. The analisys of similar products shows that the dog is more interested in toys with tendency to motion and that make sounds. Considering the interviews with users and the project requirements, semantic panels were made, guiding to the concept of the product idea, that indicates the importance of novelty, indicating the possibility of developing a product line. The use of digestible parts was also mentioned as relevant aspect for the project, such as the use non-cutting material and parts that cannot be swallowed. After the criation of alternatives, the selection was aided veterinarians and cynologists opinions, wich exposed their impressions considerating the canine welfare. The alternative of ‘automatic toy dispenser’, has gone through several stages of selection and, at the end of the process, the project was validated through a virtual model and a physical model. There is a wide variety of toys for dogs, but those having self-stimulus are rare and, if they have, jeopardize the animal due to the kind of componentes it possess. This very own project develops an alternative that gives motion to any toy without putting the dog at risk.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/98546
Arquivos Descrição Formato
000877695.pdf (13.34Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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