Repositório Digital

A- A A+

Construção e validação de tarefa de stroop emocional para avaliação de viés de atenção em mulheres com transtorno de ansiedade generalizada

.

Construção e validação de tarefa de stroop emocional para avaliação de viés de atenção em mulheres com transtorno de ansiedade generalizada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construção e validação de tarefa de stroop emocional para avaliação de viés de atenção em mulheres com transtorno de ansiedade generalizada
Outro título Construction and validation of an emotional stroop task to assess attention bias in women with generalized anxiety disorder
Outro título Construcción y validación de tarea de Stroop Emocional para evaluación de sesgo atencional en mujeres con trastorno de ansiedad generalizada
Autor Fava, Débora Cristina
Kristensen, Christian Haag
Melo, Wilson Vieira
Araujo, Lisiane Bizarro
Resumo O viés de atenção para estímulos percebidos como ameaçadores pode estar envolvido na causa ou manutenção de transtornos de ansiedade. O objetivo deste estudo foi construir e testar uma tarefa de Stroop Emocional para avaliar a existência de um viés para palavras ameaçadoras em mulheres com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Participaram 22 mulheres, sendo 12 diagnosticadas com TAG e 10 controles emparelhados. Palavras ansiogênicas e palavras-controle foram selecionadas do banco de palavras ANEW, a lista final foi selecionada por 6 psicoterapeutas experientes. Os participantes demonstraram viés de atenção para palavras ansiogênicas, sem haver diferença entre os dois grupos. A tarefa de Stroop desenvolvida foi suficientemente sensível para detectar o viés de atenção para estímulos percebidos como ameaçadores e pode ser útil para avaliar intervenções clínicas no futuro.
Abstract Attention bias for stimuli perceived as threatening can be involved on the cause or maintenance of anxiety disorders. This study aimed to construct and test an Emotional Stroop task to evaluate the existence of bias for threatening words in women with Generalized Anxiety Disorders (GAD). Participants were 22 women, 12 diagnosed with GAD and 10 matched control. Anxiogenic words and control words were selected from the bank of words ANEW and 6 experienced psychotherapists selected the final list. All participants showed attention bias for threatening words with no differences between the groups. The task was sufficiently sensitive to detect attention bias and can be useful to detect attention bias concerning stimuli perceived as threatening and to evaluate future clinical interventions.
Resumen El sesgo atencional para estímulos percibidos como amenazadores puede contribuir como causa o factor mantenedor de los trastornos de ansiedad. El objetivo de este estudio fue construir y aplicar la tarea de Stroop Emocional, para evaluar la existencia de un sesgo atencional para palabras amenazadoras, en mujeres con Trastorno de Ansiedad Generalizada (TAG). Participaron 22 mujeres, 12 de ellas pacientes diagnosticadas con TAG y 10 sin este diagnóstico. Palabras ansiogénicas y palabras controles fueron seleccionadas del banco de palabras ANEW, por 6 psicoterapeutas experimentados. Los resultados demostraron un aumento del tiempo promedio de ejecución de la lista de palabras ansiogénicas (sesgo atencional), pero no arrojaron diferencias entre los grupos. La tarea de Stroop desarrollada fue lo suficientemente sensible como para detectar el sesgo atencional para estímulos percibidos como amenazantes en este muestreo, y se
Contido em Paidéia (Ribeirão Preto). N. 43 (maio/ago. 2009), p. 159-165.
Assunto Atenção : Psicologia
Mulheres
Transtornos da ansiedade
[en] Anxiety
[en] Anxiety disorders
[en] Attention
[en] Selective attention
[es] Ansiedad
[es] Atención
[es] Atención selectiva
[es] Transtornos de la ansiedad
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98798
Arquivos Descrição Formato
000748658.pdf (305.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.