Repositório Digital

A- A A+

Explorando a bacia hidrográfica na escola : contribuições à educação ambiental

.

Explorando a bacia hidrográfica na escola : contribuições à educação ambiental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Explorando a bacia hidrográfica na escola : contribuições à educação ambiental
Outro título Exploring watershed in the school : contributions to the environmental education
Autor Bergmann, Melissa
Pedrozo, Catarina da Silva
Resumo Este trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas do município de Giruá, RS, com a participação de professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, com ênfase na sub-bacia do Rio Santo Cristo. Os procedimentos metodológicos consistiram na formação de grupos de professores e seleção de alunos-monitores, desenvolvendo-se atividades tais como: aula teórica, aplicação de protocolo para caracterização de bacias hidrográficas, coleta e análise de água do rio, elaboração de material educativo e apresentação da pesquisa em seminários locais e regionais. Os alunos também responderam a um questionário para verificação de seus conhecimentos antes e após as atividades desenvolvidas. A participação dos estudantes nas atividades mostrou a importância desse processo no aprendizado e na sistematização dos conhecimentos para divulgação dos trabalhos realizados para a comunidade. A Educação Ambiental nas escolas requer a consolidação de grupos de professores e de alunos-monitores para atuarem como multiplicadores na geração de conhecimentos sobre o ambiente local.
Abstract This work took place in two public schools located in the city of Giruá, RS. Teachers and students from both the elementary school and high school participated actively in the process of studying the Santo Cristo River. Groups of teachers and teachers’ assistants were selected to help devising a series of activities such as: theoretical classes on watersheds, applying protocols on characterizing watersheds, gathering and analyzing the quality of water from the river, writing educational guides, and presenting the ongoing work in local and regional seminars. The students also answered a questionnaire to check their knowledge before and after the activities developed. Students’ participation revealed the importance of this learning process and knowledge systematization in the corresponding presentations to the community. Hence, it is really important to consolidate groups of teachers and teachers’ assistants to improving knowledge generation of local environment and community participation in the environmental issues.
Contido em Ciência & educação. Bauru. Vol. 14, n. 3 (2008), p. 537-553
Assunto Bacia hidrografica
Educação ambiental
[en] Elementary school
[en] Environmental education
[en] High school
[en] Watershed
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98799
Arquivos Descrição Formato
000747634.pdf (131.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.