Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaulo, Iramaia Jorge Cabral dept_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:04:54Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98876pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, é discutida a questão básica da linguagem e da captação de significados da Mecânica Quântica (MQ) como uma questão relevante para a inserção dos seus conceitos fundamentais no Ensino Médio. Sabe-se que a linguagem é fundamental para a compreensão da ciência e a construção de conceitos científicos que, ao mesmo tempo em que são específicos, podem se generalizar no contexto da vida cotidiana. A preocupação com a linguagem configurada e utilizada pela MQ foi evidenciada pelos seus próprios autores. Diante do problema da relação entre a linguagem clássica e a quântica, este trabalho mostra a opção da manutenção da linguagem clássica modificando-se a lógica para tratar os fenômenos quânticos, buscando-se localizar essa opção do ponto de vista epistemológico e suas implicações para o ensino.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper the problem of language and the grasping of meanings in quantum mechanics is discussed as a relevant subject for the teaching of basic concepts at high school level. It is well known that language is fundamental for the comprehension of science and for the construction of scientific concepts which are specific but at the same time might be generalized in the context of everyday life. The concern with the language shaped and used by quantum mechanics was externalized by their own creators. Given the problem of the relationship between the classical and the quantum languages, in this paper we argue that a way to deal with quantum phenomena is to keep the classical language but a different logic must be used, and so we are trying to locate this option from an epistemological point of view and show its implications for teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 17, no. 2 (2011), p. 421-434pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectQuantum mechanicsen
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectMecânica quânticapt_BR
dc.subjectLinguagem científicapt_BR
dc.titleO problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médiopt_BR
dc.title.alternativeThe language problem in the teaching of quantum mechanics at high school level en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000817584pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples