Navegação por Assunto "Cibercultura"
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Ecologia da bolha algorítmica : liberdade e controle nas redes de comunicação online
(2018) [Dissertação]Este trabalho busca compreender como se desencadeiam processos de produção territorial e de redes de comunicação através de obras estéticas no ambiente da internet em uma perspectiva ecológica (GUATTARI, 2013). Partimos ... -
Ecossistema comunicativo no ensino médio contemporâneo : estudo de caso sobre o diálogo e a Geração Z no Colégio Israelita Brasileiro
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta monografia se apropria dos debates acerca da inter-relação entre as áreas científicas da Educação e da Comunicação para que fundamentem a investigação sobre a diversidade das relações comunicacionais do ensino médio ... -
E-dicionário de memória social, patrimônio e cibercultura : uma proposta interativa de pesquisa
(2011) [Artigo de periódico]O presente trabalho ilustra o projeto temático que propõe o estudo dos produtos representativos da memória em diferentes suportes e linguagens, relacionados aos usos sociais da memória, dos bens culturais e da cibercultura. ... -
El mosquito-oráculo y otras tecnologías
(2019) [Artigo de periódico]El mosquito Aedes aegypti es el vector más importante de enfermedades como la fiebre amarilla, el dengue, el zika y el chikunguña. En este artículo se presentan resultados de una etnografía de las políticas de salud pública ... -
Enredadas na rede : jogos para crianças (re) produzindo relações desiguais de gênero
(2014) [Tese]A presente tese intitulada “Enredadas na rede: jogos para crianças (re) produzindo relações desiguais de gênero” tem por objetivo investigar os conteúdos veiculados em sites de jogos que se autodeclaram como voltados ao ... -
E se Aristóteles usasse o Facebook? : uma genealogia da amizade
(2016) [Artigo de periódico]O debate sobre o impacto das tecnologias digitais nos processos amistosos está em todos os lugares: desde a imprensa às mesas de bar. No entanto, muitas dessas reflexões adotam um tom excessivamente apaixonado, culminando ... -
Um ethos para a era digital
(2013) [Resenha] -
Eu não posso ser dois : uma perspectiva sobre o conceito de gameplay a partir de experimentos com o jogo Brothers : a tale of two sons
(2016) [Dissertação]Esta pesquisa concentra-se, fundamentalmente, no conceito de gameplay, tendo como objetivo principal compreender como as materialidades próprias da situação de jogo, as mecânicas e dinâmicas de jogo influenciam e caracterizam ... -
Experiências teatrais no ciberespaço : procedimentos de composição
(2023) [Dissertação]Esta dissertação tem como tema as produções teatrais realizadas no âmbito do ciberespaço, aqui denominadas de teatro digital, forma artística que ganhou expansão no recente período da pandemia de COVID-19. Após uma breve ... -
Fenomenologia do videochat : imaginação audiovisual e relacionamento intersubjetivo
(2016) [Tese]Nesta pesquisa, investigamos o processo de produção de imagens audiovisuais nos ambientes de videochat. Ou, nos termos conceituais propostos pela tese, pesquisamos a imaginação acionada no fenômeno do “videorrelacionamento”. ... -
As formas do (ciber)jornal
(2018) [Capítulo de livro] -
Geografia, educação e comunicação: dispersões, conexões e articulações na cibercultura
(2017) [Tese]Conectado e subjetivado pela Cibercultura, este estudo busca compreender que formas de aprender estão envolvidas nas práticas comunicacionais através dos dispositivos móveis da conexão contínua, e como estas formas de ... -
Grupos de facto na sociedade da informática
(2015) [Trabalho completo publicado em evento] -
Hibridização cultural : a integração entre a cultura gaúcha e a cultura do surfe
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho visa analisar a hibridização cultural entre a cultura gaúcha e a cultura do surfe em um site de relacionamento, mais especificamente, nas comunidades do Orkut, conceituando-se a cultura gaúcha e a cultura do ... -
Infância e cibercultura
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este texto tem como objetivo caracterizar as marcas de gênero presentes em sites de jogos eletrônicos – particularmente aqueles produzidos com o intuito de contribuir para processos de alfabetização. Para tanto, faz-se uma ... -
A influenciadora artificial : um estudo sobre as modulações imagéticas do Instagram e os Avatar Influencers através do perfil de Lil Miquela
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho, nos propomos a examinar a rede social Instagram enquanto um meio virtual de produção de identidades e sistemas estéticos através da comunicação imagética, situado em um complexo sistema algorítmico e ... -
Influenciadora virtual na ciberpublicidade : Lu do Magazine Luiza
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Essa pesquisa aborda as novas formas do fazer publicitário no contexto da cibercultura (LÉVY, 1999), tendo como objetivo analisar a personagem Lu como influenciadora virtual nas estratégias de publicidade do Magazine Luiza. ... -
Instagram : o fenômeno retrô e o self pós-moderno
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo explorar a forma como estão articuladas os modos de construção do self dos usuários do aplicativo Instagram, levando em consideração sua relação com o fenômeno retrô. Primeiramente é ... -
Interação social da comunidade científica no ciberespaço : estudo da lista de discussão ABRH-Gestão
(2005) [Dissertação]A pesquisa aborda o fenômeno de organização da sociedade em rede, caracterizado pela apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) no quotidiano de estudantes, professores, pesquisadores e cientistas ... -
A Internet e a educação : uma nova estratégia de aprendizagem
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente monografia busca evidenciar a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação, especificamente o uso do computador e da internet na educação, onde o trabalho em rede apresenta-se como espaço de ...