• Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação 

      Bernardes, Jacira Gil; Accorssi, Aline (2016) [Artigo de periódico]
      No presente artigo buscamos refletir e discutir os sentidos e significados que jovens de um bairro de periferia possuem acerca da leitura e informação. Para isto, realizamos oito entrevistas semiestruturadas com jovens ...
    • A mixagem como leitura/escuta de narrativas do território 

      Silva, João Pedro Goulart da; Medeiros, Roberto Henrique Amorim de (2022) [Artigo de periódico]
      O artigo é fruto de um recorte de investigação autoral dentro de uma pesquisa que tem por objetivo reconhecer territórios a partir de suas narrativas. O método da clínica de território, baseado na deriva, na escuta e na ...
    • Navegando na leitura, entre o mundo e a palavra 

      Cyrino, Lucas Antônio de Carvalho (2018) [Dissertação]
      Esta pesquisa propõe uma leitura a partir do comportamento do leitor e suas rela-ções com o ato de ler, no sentido de reconhecer os efeitos que este provoca no de-senvolvimento da sua consciência. Para tanto, estabelecemos ...
    • O papel do design na comunicação : uma discussão acerca do livro 

      Gruszynski, Ana Claudia (2009) [Artigo de periódico]
      Se o futuro do livro será o fim do livro, e o fim do livro talvez o fim dos leitores, o que restará ao designer de livros? Qual seu papel na configuração dos dispositivos de leitura? A partir de diferentes textos que abordam ...
    • Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática 

      Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas (2015) [Artigo de periódico]
      A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as ...
    • O princípio de intersubjetividade em sala de aula : enunciação e ensino de língua materna 

      Costa, Aline Moretto (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo explorar a intersubjetividade constituída nos processos de leitura e escrita em sala de aula, considerando o movimento de passagem dos atos de leitura, reflexão sobre a leitura, proposta de ...
    • Relação entre atenção e desempenho em leitura, escrita e aritmética em crianças 

      Abreu, Elissandra Serena de; Viapiana, Vanisa Fante; Hess, Adriana Raquel Binsfeld; Gonçalves, Hosana Alves; Sartori, Marcia Santos; Giacomoni, Claudia Hofheinz; Stein, Lilian Milnitsky; Fonseca, Rochele Paz (2017) [Artigo de periódico]
      Este estudo buscou verificar se há relação entre atenção (seletiva e sustentada visual) e o desempenho escolar (leitura, escrita e aritmética). Foram avaliados 258 estudantes do 1º a 9º ano do ensino fundamental de escolas ...
    • Sobre fazer um pouco mais do que aquilo que já foi feito : as veredas para aprender a ler e escrever em turmas de progressão 

      Westermann, Liége Deolinda (2010) [Dissertação]
      A proposta desta dissertação é apresentar reflexões sobre a minha trajetória vivida em sala de aula, de alunos adolescentes pertencentes a meio social desfavorecido, buscando ajudá-los a avançar em seus conhecimentos sobre ...
    • Vila Pedreira : a construção de uma oficina de comunicação comunitária 

      Ramos, Rodrigo Barbosa (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho, apresentam-se reflexões sobre a construção de uma oficina de comunicação comunitária, desenvolvida no Telecentro da Vila Pedreira entre junho e novembro de 2007, no bairro Cristal, Porto Alegre. Partindo ...
    • Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura 

      Pillar, Analice Dutra (2013) [Artigo de periódico]
      O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, ...