Navegação por Autor "Del Pino, Jose Claudio"
Resultados 1-20 de 209
-
A abordagem CTS no contexto da formação e da atuação dos professores da área de ciências da natureza
Cortez, Jucelino (2018) [Tese]As ações que permeiam a Educação e o Ensino das Ciências da Natureza estão em constante transformação, buscando sempre atender anseios para o desenvolvimento de um educando apto a enfrentar os desafios de uma sociedade ... -
Uma abordagem de ensino de reações químicas entre compostos inorgânicos referenciada em mecanismos de reação
Nardin, Cláudia Schneiders; Loguercio, Rochele de Quadros; Del Pino, Jose Claudio (2004) [Artigo de periódico]O ensino do conteúdo relacionado aos compostos inorgânicos se apresenta tradicionalmente, com uma abordagem que pode levar os alunos a uma aprendizagem memorística. Com uma metodologia referenciada na teoria da aprendizagem ... -
Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável
Gasparotto, Juliana Schwingel (2020) [Tese]Este estudo iniciou a partir de inquietações da pesquisadora com a proposta de tornar todas as escolas da rede municipal de Lajeado, interior do Rio Grande do Sul, em Escolas Sustentáveis, através do Plano Municipal de ... -
Alfabetização tridimensional, contextualizada e histórica no campo conceitual da estereoquímica
Raupp, Daniele Trajano (2015) [Tese]A compreensão dos processos de aprendizagem de conceitos no campo da estereoquímica e o desenvolvimento de uma estratégia didática que favoreça sua aprendizagem foram os principais objetivos desse trabalho. A compreensão ... -
Algumas reflexões em torno da utilização de paisagens em atividades escolares : descrição e análise de um caso prático
Guterres, Juliano de O.; Eichler, Marcelo Leandro; Del Pino, Jose Claudio (2008) [Artigo de periódico]Este artigo tem relação com um projeto pedagógico que visa a uma abordagem dos conhecimentos fundamentais à química a partir das geociências. Uma das atividades didáticas desenvolvidas no escopo desse projeto pedagógico ... -
Alguns fatos históricos não muito divulgados na construção dos modelos atômicos de Dalton e Thomson
Caon, Gaspar Machado (2005) [Resumo publicado em evento] -
Análise da prática docente na formação de professores de química
Silva, Denise da (2016) [Tese]Este trabalho nasce dos anseios da pesquisadora em conhecer quem são e como estão desenvolvendo suas atividades os profissionais que são responsáveis por formar professores de Química para atuarem na Educação Básica. Assim, ... -
Uma análise da química geral : visões de professores e autores de manuais didáticos
Silva, Shirley Martim da; Eichler, Marcelo Leandro; Del Pino, Jose Claudio (2002) [Resumo publicado em evento] -
Análise de conceitos para a proposição de uma rede semântica para o conhecimento químico
Silva, Shirley Martim da; Eichler, Marcelo Leandro; Del Pino, Jose Claudio (1999) [Resumo publicado em evento] -
Análise de livros didáticos utilizados por professores de química no RS
Samrsla, Vander Edier Ebling; Loguercio, Rochele de Quadros; Del Pino, Jose Claudio (1998) [Resumo publicado em evento] -
Análise de uma proposta de ensino de compostos inorgânicos e reações químicas, e da pesquisa de iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio
Menegasso, Paulo José (2011) [Dissertação]Investiga-se, neste trabalho, a análise de uma proposta de ensino de química, utilizando uma metodologia integradora de conteúdos e a iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio. Os alunos, ao ingressarem ... -
Análise do capítulo Ligação Química nos manuais didáticos de química geral
Mancilha, Fabiana Szczesny; Eichler, Marcelo Leandro (2004) [Resumo publicado em evento] -
Análise do Projeto de Licenciatura em Química à Distância da REGESD
Ramos, Adriana de Farias; Aragón, Rosane; Del Pino, Jose Claudio (2006) [Trabalho completo publicado em evento] -
Análise dos capítulos equilíbrio químico e iônico nos manuais didáticos de química geral
Mancilha, Fabiana Szczesny; Eichler, Marcelo Leandro; Finatto, Maria José Bocorny; Del Pino, Jose Claudio (2002) [Resumo publicado em evento] -
Analise dos glicolipidios e glicoproteinas sintetizados no ovario do carrapato bovino boophilus microplus injetados com manose ou glicose radioativas
Del Pino, Jose Claudio (1984) [Dissertação]Resumo não disponível -
Análise lingüístico-terminológica de manuais de química geral com apoio de software de marcação morfossintática : exame preliminar da repetição de palavras-chave em investigação interdisciplinar
Enzweiler, Natacha; Eichler, Marcelo Leandro; Finatto, Maria José Bocorny; Del Pino, Jose Claudio (2001) [Resumo publicado em evento] -
Aprender ciências e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?
Santos, Weyffson Henrique Luso dos (2015) [Dissertação]A partir da análise de 10 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi possível compreender e problematizar os discursos ... -
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
Tauceda, Karen Cavalcanti (2009) [Dissertação]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
Aprendizagem significativa, mapas conceituais e saberes populares : referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos
Beber, Silvia Zamberlan Costa (2018) [Tese]O processo que envolve o ensino e a aprendizagem de Ciências, em especial a Química, constitui o foco central desta pesquisa participante de abordagem qualitativa. Partimos do pressuposto defendido por Joseph Novak de que ... -
As aprendizagens do conceito energia do metabolismo celular nas interações entre professores e estudantes mediadas pelos livros didáticos de biologia do ensino médio
Wirzbicki, Sandra Maria (2015) [Tese]O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2011) é uma política pública que avalia, seleciona e distribui livros didáticos (LDs) para estudantes da educação básica brasileira. Apesar disto, os livros apresentam ...