Navegação por Autor "Dorneles, Beatriz Vargas"
Resultados 1-20 de 78
-
AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - PRODAH
Corso, Luciana Vellinho; Assis, Évelin Fulginiti de; Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Dorneles, Beatriz Vargas; Nogues, Camila Peres; Salão de Extensão (19. : 2018 out. 16-20 : UFRGS, Porto Alegre, RS) (2018) [Resumo publicado em evento] -
Adição, subtração e cálculo relacional : uma intervenção com alunos do PROEJA FIC/ensino fundamental
Dorneles, Caroline Lacerda (2012) [Dissertação]O presente trabalho tem como objetivo verificar o papel do ensino na aprendizagem da relação inversa entre adição e subtração e se o cálculo relacional pode ajudar no entendimento dessa relação inversa. Os objetivos ... -
Análise de erros na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau : um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental
Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Dorneles, Beatriz Vargas; Golbert, Clarissa Seligman (2013) [Artigo de periódico]A análise de erros auxilia no processo de ensino das equações algébricas do 1º grau, pois evidencia a existência de conceitos mal formados que impedem o bom desempenho dos estudantes. O presente artigo descreve uma pesquisa ... -
Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
Braga, Elisabete Rambo; Dorneles, Beatriz Vargas (2011) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo. a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico em estudantes da 8ª série, descrevendo como os níveis do casal van Hielepodem contribuir para a prática cotidiana escolar.Para tal foi ... -
Uma análise do sistema decimal : a compreensão do número no 1° ano do ensino fundamental
Gastal, Delene de Souza (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo tem como objeto de pesquisa uma análise acerca da compreensão do sistema decimal pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo central é entender como os estudantes dessa etapa de ensino contam. ... -
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
Miltzman, Mauro (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ... -
Apresentação
Dorneles, Beatriz Vargas (2013) [Texto de apresentação/encerramento] -
Aritmética e resolução de problemas: dois estudos com alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Holzmann, Kamila Kniphoff Jandrey (2020) [Dissertação]A aritmética e a resolução de problemas matemáticos são temáticas recorrentes dentro do campo de pesquisa da educação matemática. A aritmética contempla relações entre quantidades e a realização de cálculos. Já a resolução ... -
Atitudes de professores do ensino fundamental em relação à matemática
Santos, Melina Marchesini Grassotti dos (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]A matemática comumente é vista pelos alunos como uma disciplina difícil e grande responsável pelo fracasso escolar, porém também observamos que os próprios professores de matemática contribuem através de suas atitudes ... -
Caracterização da leitura de estudantes com TDAH
Enricone, Jacqueline Raquel Bianchi (2017) [Tese]O eixo principal desta tese é a relação entre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e o desempenho em leitura. Tem por objetivo contribuir para a compreensão da coocorrência entre TDAH e o baixo desempenho ... -
Caracterização do desempenho aritmético e intervenção com estudantes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Sperafico, Yasmini Lais Spindler (2016) [Tese]O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) pode acarretar prejuízos ao desempenho matemático. Esses parecem estar relacionados aos sintomas presentes no transtorno e a déficits em funções cognitivas importantes ... -
Combined intervention of working memory and arithmetic reasoning in students with ADHD
Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Corso, Luciana Vellinho; Rohde, Luis Augusto Paim; Dorneles, Beatriz Vargas (2021) [Artigo de periódico]This study compared the effects of a combined intervention of working memory (WM) and arithmetic reasoning (AR) vs WM intervention alone on the arithmetic reasoning performance of students with ADHD. Third- and fourth-grade ... -
Competência cognitiva e resolução de problemas com equações algébricas do 1° grau
Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Dorneles, Beatriz Vargas; Golbert, Clarissa Seligman (2015) [Artigo de periódico]Esta pesquisa investigou a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau. 38 indivíduos, de 12 a 15 anos, do 8º ano de uma escola pública de Porto Alegre, ... -
Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro : um estudo envolvendo equações algébricas do 1º grau com alunos do 8º ano
Sperafico, Yasmini Lais Spindler (2013) [Dissertação]Este estudo situa-se no campo da aprendizagem da Matemática. O objetivo da pesquisa aqui proposta foi identificar a existência de relação entre a competência cognitiva, o uso de estratégias metacognitivas e a compreensão ... -
Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
Vargas, Rosane da Conceição (2011) [Tese]A presente pesquisa investigou a composição aditiva e a contagem com crianças surdas. O estudo se justifica pelo baixo desempenho em matemática que as crianças surdas têm apresentado a partir de testes padronizados de ... -
A compreensão das relações numéricas na aprendizagem de frações : um estudo com crianças brasileiras e portuguesas do 4º ano da educação básica
Vasconcelos, Isabel Cristina Peregrina (2015) [Tese]Esta tese aborda as relações numéricas na aprendizagem inicial das frações. O referencial teórico aborda estudos da Psicologia Cognitiva e da Educação Matemática e revisa a complexidade do conceito dos números racionais, ... -
Conceitos numéricos na educação infantil : uma pesquisa etnográfica
Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro; Dorneles, Beatriz Vargas; Yunes, Maria Angela Mattar (2013) [Artigo de periódico]Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada em duas escolas: ... -
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
Agranionih, Neila Tonin; Dorneles, Beatriz Vargas (2011) [Artigo de periódico]O artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi ... -
Contagem numérica em estudantes com síndromes de X-Frágil e Prader-Willi
Rosso, Telma Regina França; Dorneles, Beatriz Vargas (2012) [Artigo de periódico]As dificuldades de aprendizagem matemática constituem um campo bastante complexo e ainda relativamente pouco explorado. Pesquisas com síndromes associadas ao baixo desempenho matemático indicam que há diferentes perfis ... -
Contagem numérica e recuperação de fatos aditivos em estudantes com síndromes do x-frágil e de prader-willi
Rosso, Telma Regina França (2012) [Dissertação]As dificuldades de aprendizagem matemática constituem um campo bastante complexo e ainda relativamente pouco explorado. Pesquisas com síndromes associadas ao baixo desempenho matemático indicam que há diferentes perfis ...