Repositório Digital

A- A A+

Competência cognitiva e resolução de problemas com equações algébricas do 1° grau

.

Competência cognitiva e resolução de problemas com equações algébricas do 1° grau

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Competência cognitiva e resolução de problemas com equações algébricas do 1° grau
Outro título Cognitive Competence and Problem-Solving Involving 1st Degree Algebraic Equations
Autor Sperafico, Yasmini Lais Spindler
Dorneles, Beatriz Vargas
Golbert, Clarissa Seligman
Resumo Esta pesquisa investigou a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau. 38 indivíduos, de 12 a 15 anos, do 8º ano de uma escola pública de Porto Alegre, foram agrupados em dois grupos, alto e baixo nível de competência cognitiva, utilizando-se o WASI. Estes estudantes realizaram a Tarefa de Resolução de Problemas com Equações Algébricas do 1º Grau (TRPEA) para verificarmos a existência de relação entre a competência cognitiva e a resolução de problemas, bem como as diferenças de desempenho entre os grupos. Encontrou-se correlação significativa (p<0,001) entre o WASI e a TRPEA e diferença significativa (p<0,001) entre os dois grupos quanto ao desempenho na TRPEA. Os resultados obtidos confirmam achados anteriores, evidenciando a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau. Implicações para o ensino escolar são discutidas.
Abstract This investigation explored the relationship between cognitive competence and performance in solving problems with 1st degree algebraic equations. Thirty-eight students, aged 12 to 15, attending the 8th year of primary education in a public school in Porto Alegre, were divided into two groups, according to high or low cognitive competence level, using WASI - Whimbey Analytical Skills Inventory. These students accomplished the Problem Solving 1st Degree Algebraic Equations Task (PSAET) sothe authors could inquire about the existence of connection between cognitive competence and problem solving, as well as to check differences in group performances. The results obtained were: significant correlation (p<0,001) between WASI and PSAET and significant difference (p<0,001) between two groups in reference to the performance in PSAET. Such results confirm previous findings, emphasizing the relationship between cognitive competence and performance in 1st degree algebraic equations problem solving. School education implications are discussed.
Contido em Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 29, n. 51 (abr. 2015), p. 333-348
Assunto Cognição
Competência
Matemática
[en] 1st Degree Algebraic Equations
[en] Cognitive Competence
[en] Problem Solving
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/164930
Arquivos Descrição Formato
001026722.pdf (347.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.